Farmacêuticos estetas têm muitas ferramentas para utilizar

Os farmacêuticos estetas são profissionais bastante requisitados no ramo da Estética, uma vez que sua formação básica traz muitos conhecimentos técnicos que facilitam a atuação na área. O domínio das propriedades farmacêuticas e terapêuticas de diversas substâncias e compostos, além de noções bastante amplas da anatomia humana, entre outros aspectos, colocam o graduado em Farmácia em posição de destaque nessa área, desde que seja também Especialista em Farmácia Estética.

Uma das ferramentas muito utilizadas pelos farmacêuticos estetas é a Carboxiterapia. Essa técnica utiliza o gás carbônico (CO2) medicinal injetado no tecido subcutâneo, fazendo a estimulação de efeitos fisiológicos — como melhora da circulação e oxigenação tecidual. Conhecida desde 1932, nos últimos anos voltou a despertar interesse pelo seu potencial de efeitos terapêuticos e estéticos, e em função dos avanços dos equipamentos. 

A Carboxiterapia é utilizada tanto para tratamentos faciais, como corporais e capilares. Segundo pesquisadores, o mecanismo de ação do CO2 se dá, majoritariamente, na microcirculação vascular do tecido conectivo, propiciando uma vasodilatação e o aumento da drenagem veno-linfática.

O método é considerado bastante seguro e facilmente aplicável, com poucas contraindicações e sem grandes reações adversas sistêmicas reportadas na literatura científica. Em geral, os efeitos adversos mais comuns são dores no local da aplicação, pequenos hematomas ou equimoses que desaparecem rapidamente. Com os avanços dos equipamentos nos últimos anos, o desconforto resultante da aplicação vem sendo minimizado.

A Carboxiterapia, como mencionamos, é utilizada para tratamentos corporais, capilares e faciais. No tratamento de gorduras localizadas, por exemplo, a aplicação do CO2 induz uma maior produção de AMP cíclico, causando maior ativação da enzima adenilciclase, produzindo uma ação lítica sobre o tecido adiposo. Ela também é indicada para rejuvenescimento, estrias, celulites, alopecia e diversos outros tratamentos.

Daí, entre outras razões, a grande procura pela técnica nas clínicas estéticas e porque ela é uma das ferramentas abordadas na Pós-Graduação em Farmácia Estética, como o da Faculdade Ibeco – que já está com a turma matutina esgotada, mas ainda tem vagas para a turma mensal e para o período noturno!

Aproveite agora mesmo as condições e se matricule. Comece agora mesmo sua especialização e se torne um farmacêutico esteta!