Fisioterapeuta dermatofuncional também atua no cuidado de queimaduras

A Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialidade da Fisioterapia que atua diretamente nas disfunções dermatológicas e endócrino-metabólicas e também nas alterações não estritamente estéticas, possibilitando a recuperação físico-funcional de indivíduos com disfunções do sistema tegumentar e linfático, viabilizando a melhora e a restauração desses tecidos.

Embora a Fisioterapia seja normalmente lembrada como essencial no tratamento de lesões e problemas musculares e ortopédicos, principalmente, essa área específica da Fisioterapia é muito importante também no tratamento dermatológico, especialmente quando se trata de pacientes queimados.

Queimaduras podem ser acidentes extremamente graves e causar sequelas importantes nos pacientes. Também são um dos principais problemas de saúde do mundo industrializado. Por isso, a participação desse especialista em equipes multiprofissionais que atendem pacientes com lesões decorrentes de queimaduras é essencial para o tratamento visando auxiliar na melhora das sequelas. 

Os avanços da Medicina e de outras áreas da saúde têm aumentado a chance de sobrevivência dos pacientes com queimaduras graves, melhorando o prognóstico e a recuperação de sua capacidade funcional. Dessa forma, intensifica-se ainda mais a necessidade dos cuidados do fisioterapeuta dermatofuncional.

No geral, esses pacientes queimados são crianças entre 1 e 5 anos, muitas vezes vítimas de acidentes com líquidos quentes ou escaldamento. Entre adolescentes e adultos, a principal causa de queimaduras são acidentes com líquidos inflamáveis, sendo que homens entre 17 e 30 anos formam o maior grupo de vítimas. Incêndios caseiros representam 5% dos casos, mas por outro lado respondem por 45% das mortes, embora as causas possam estar ligadas ao asfixiamento pela fumaça ou a lesões por inalação.

A literatura da área indica que a intervenção do fisioterapeuta dermatofuncional deve ser dar desde o início do tratamento, exercendo um papel primordialmente preventivo. Caso contrário, aumentam as chances de o paciente desenvolver sequelas, uma vez que ele permanece por muito tempo imobilizado. Portanto, quanto mais cedo a fisioterapia for iniciada, melhores devem ser os resultados e a recuperação do paciente.

O especialista participa, em colaboração com a equipe multiprofissional, da avaliação e da elaboração da melhor estratégia de tratamento para cada paciente. O fisioterapeuta dermatofuncional, a partir dos conhecimentos específicos da sua área, irá propor qual será o protocolo e as técnicas que melhor atenderão ao paciente, aumentando sua qualidade de vida.

O fisioterapeuta dermatofuncional deverá pensar num plano de tratamento abrangente, determinando inclusive a ordem das áreas que serão tratadas quando o paciente sofreu queimaduras em diversas partes do corpo.

O profissional irá trabalhar primordialmente nos hospitais, mas também em clínicas, consultórios ou homecare, dependendo do momento do tratamento, da gravidade das lesões e de outros fatores. Mas a atuação desse especialista demanda uma formação aprofundada, disponível apenas por meio de uma Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional. E, claro, sendo previamente graduado em Fisioterapia. 

Você já pensou em atuar nessa área? Quer conhecer outras formas de atuação desse especialista? Acompanhe nosso blog porque vamos voltar a falar da Fisioterapia Dermatofuncional.