Fisioterapia Dermatofuncional na Oncologia

Os graduados em Fisioterapia têm a opção de ampliar suas opções de atuação profissional realizando uma pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional. Com a especialização concluída, podem realizar tratamentos complementares no pós-operatório de cirurgias plásticas reparadoras ou estéticas, além de executar procedimentos estéticos faciais e corporais.

Um campo de trabalho importante também para os fisioterapeutas dermatofuncionais, relacionando tanto a saúde como a estética, é o atendimento de pacientes oncológicos. Nesse segmento, os procedimentos e tratamentos dispensados pelo profissional ao paciente – que visam à integridade da derme, afetada pelo delicado momento que vivenciam – superam as questões estéticas e incluem fortemente a qualidade de vida do paciente e a melhoria da autoestima dele.

Assim, para dispensar o melhor tratamento e aplicar os procedimentos necessários para a reabilitação tecidual, o especialista precisa entender quais são as bases conceituais aplicadas às diversas patologias oncológicas, seus impactos na derme e nos processos de cicatrização, como as características dos diferentes tipos de tumores implicam na recuperação ou deterioração dos tecidos, e, principalmente, os diferentes tipos de tratamentos e procedimentos possíveis e efetivos. 

Os benefícios que o acompanhamento especializado do fisioterapeuta dermatofuncional proporciona ao paciente oncológico têm sido demonstrados por diversos estudos e sua inserção nas equipes multiprofissionais vem se fortalecendo nos últimos anos.

A fisioterapia dermatofuncional assume um lugar de destaque na prevenção, minimização e tratamento dos efeitos adversos dos tratamentos oncológicos; e a adoção de rotinas de atendimento, seja em clínicas, hospitais ou mesmo em home care, tem sido promovida pelas equipes como meio de prevenir complicações, promover diagnósticos mais completos e intervir precocemente.

O acompanhamento do paciente oncológico é indicado em todas as fases de tratamento: no estágio de diagnóstico e avaliação, durante os procedimentos terapêuticos (tratamento de quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia) e no período de seguimento, sempre procurando entender e identificar as necessidades que o paciente apresenta, os impactos na derme – e na qualidade de vida – e quais as possibilidades de resolver ou minimizar esses problemas.

Todo o conhecimento necessário para atuar da forma mais efetiva no acompanhamento de pacientes oncológicos é abordado na pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da Faculdade Ibeco. O aluno terá acesso a conteúdos teóricos e práticos que o preparam para assumir esses cuidados com excelência.