Implantes dentários estão mais acessíveis atualmente

Desde a popularização dos implantes dentários até os dias atuais, o valor desse procedimento vem caindo cada vez mais. Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), devidos à queda dos preços dos insumos e materiais empregados, o valor dos implantes diminuiu sensivelmente, sendo que custava, em média, cinco vezes mais há 20 anos.

Com a democratização dos implantes dentários, a demanda obviamente aumentou, tornando necessária a formação de Cirurgiões-Dentistas habilitados a executar os procedimentos específicos da Implantodontia, a especialidade odontológica que atua nesses casos.

O Brasil é reconhecido internacionalmente como um mercado extremamente robusto nesta área por dois motivos. Em primeiro lugar, a Odontologia nacional experimenta um intenso crescimento em termos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, insumos e técnicas, inclusive na Implantodontia. Não por acaso, as principais empresas do setor investem pesadamente no país há muitos anos, justamente pela análise dos especialistas sobre a imensa capacidade técnica dos profissionais e, claro, pelo mercado potencial existente. Este é o principal segundo motivo – neste caso, não muito animador – uma vez que o Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 39 milhões de pessoas que fazem uso de próteses dentárias e, ainda segundo o IBGE, 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já tiveram grandes perdas dentárias. Por essas razões, o país ocupa o segundo lugar em escala global na área, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Com grandes empresas atuando no país e um mercado potencial gigantesco — pois uma parcela dessa população terá, em algum momento, acesso e desejo de realizar os implantes dentários —, é gritante a oportunidade que essa área proporciona aos Cirurgiões-Dentistas.

A atualização nessa área é fundamental para oferecer aos pacientes as melhores opções de tratamento e garantir o seu sucesso. Conforme sugere uma das Conselheiras do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Viviane Dourado, em matéria no site do CFO, “toda área, principalmente a da saúde, o profissional precisa sempre se atualizar obtendo novas técnicas e novidades constantes como na área de Implantodontia, por exemplo. A área da saúde é muito dinâmica e lidamos com vidas, uma responsabilidade muito grande para o Cirurgião-Dentista, por isso a constante preocupação em se atualizar”.

Segundo o próprio CFO, apenas 36% dos Cirurgiões-Dentistas têm algum tipo de especialização, num universo de cerca de 330 mil profissionais inscritos. Dentre esses especialistas, 23% está no campo da Ortodontia e apenas 13% na Implantodontia. Em números absolutos, são apenas 17 mil profissionais atuando na área. Número pequeno, considerando a população do país.

Se você é Cirurgião-Dentista e tem interesse na Implantodontia, conheça o curso Atualização em Implantodontia – Cirúrgico e Protético da Faculdade Ibeco e comece a se preparar para sua atualização nessa área!