Luxação da ATM deve ser resolvida pelo especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Chama-se de luxação da articulação temporomandibular (ATM) quando o côndilo mandibular, ou a cabeça da mandíbula, se desloca para fora da fossa mandibular ficando incapaz de retornar à posição original. Em geral, esse quadro resulta na dificuldade de fechar a boca, depressão pré-auricular, salivação excessiva, tensão dos músculos da mastigação, além de dor severa na região da articulação.

 Ela pode acontecer repetidamente ou isoladamente, causando aos pacientes prejuízos e sofrimento, interferindo fortemente em sua vida pessoal, familiar e laboral.

A origem da luxação é considerada multicausal, podendo ser explicada pela frouxidão de tecidos moles periarticulares, fossa glenoide e eminência temporal rasa, algumas doenças do colágeno — bem como trauma mandibular, sendo esta última a mais comum pela deslocação da cabeça da mandíbula da eminência articular.

Seu tratamento, conduzido pelo especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, pode ser transitório – quando é aplicada a autorredução e manobras de redução – ou definitivo, nesse caso podendo ser conservador ou cirúrgico.

Os métodos conservadores propiciam alívio temporário dos sintomas e, segundo especialistas, devem ser sempre considerados pelo profissional antes de decidir pela cirurgia. Essa opção, geralmente adotada quando o deslocamento se deu há muito tempo ou é bastante recorrente, apresenta excelentes resultados, proporcionando mais efetividade.

A conduta, em todo caso, deve ser feita pelo especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, uma vez que esse cirurgião-dentista está preparado para avaliar, planejar e executar o tratamento mais adequado para cada situação.

E, para se preparar, o cirurgião-dentista necessariamente precisa concluir uma pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, como a da Faculdade Ibeco, em que ele poderá desenvolver todas as aptidões necessárias para conduzir o tratamento dessa e de muitas outras condições. Um especialista formado pela Faculdade Ibeco poderá, certamente, realizar o tratamento mais seguro e eficaz para a luxação da ATM.