O que é cosmetologia?

cosmetologia

Cosmetologia é a área da ciência farmacêutica dedicada a desenvolver, elaborar, produzir e acompanhar os efeitos e resultados de produtos cosméticos, além de realizar pesquisas e análises sobre esses produtos. Essa ciência estuda as diferentes formas e possibilidades de ação, aplicação e efeitos dos cosméticos, além de analisar como a matéria prima e seus componentes, de origem natural ou sintética, podem ser utilizados em tratamentos cosméticos.  

Funções e aplicabilidade da cosmetologia

A cosmetologia possui diversas funções, sendo elas:

  • Estética – promove um cuidado ou aperfeiçoamento na aparência da região onde o produto cosmético é aplicado;
  • Conservadora – essa função está relacionada à proteção da pele em relação aos efeitos da radiação solar, umidade, calor, frio dentre outras variáveis físicas;
  • Corretiva – é a utilização de produtos cosméticos para corrigir imperfeições da pele e equilibrar pequenas disfunções fisiológicas.

Desse modo, os produtos cosméticos são desenvolvidos para auxiliar no tratamento de pele, cabelos, unhas e demais partes do corpo, como por exemplo, mãos e pés. Do rejuvenescimento da pele, redução de rugas ao controle de oleosidade dos cabelos, existe produtos cosméticos desenvolvidos pela cosmetologia buscando o bem-estar das pessoas.  

Os resultados providos pela cosmetologia estão presentes no cotidiano das pessoas a todo o momento. Ao fazer a preparação da pele do rosto para se proteger do sol e se maquiar, todos os produtos passaram pelo estudo da cosmetologia. Da tintura do cabelo aos produtos de relaxamento, alisamento ou hidratação, novamente a cosmetologia se faz presente. Agora, pense em produtos com um tempo de duração prolongado, como perucas, apliques, remoção de pelos, design de sobrancelhas, por exemplo. Todos eles também passaram pelo estudo da cosmetologia.

cosmetologia

Com todos esses exemplos, deu para perceber a importância, funcionalidade e aplicação da cosmetologia no cotidiano das pessoas. Mas, como é possível ingressar nesse meio e trabalhar nesse ramo? Confira a seguir sobre quem pode atuar nessa área e a demanda de mercado.

Mercado de Trabalho

Como em qualquer ciência, a cosmetologia demanda profissionais capacitados e especializados, denominados cosmetologistas. Esse profissional é o responsável por estudar e aperfeiçoar fórmulas dos produtos, bem como sua fabricação, aplicação e análise de efeitos esperados e colaterais.

O profissional desse segmento deve preparar e observar a utilização das formulações cosméticas, verificando as características e ações dos componentes utilizados. O cosmetologista se difere do esteticista ao conhecer detalhes sobre a elaboração do produto, além de saber sobre as substâncias utilizadas no preparo, a ação e os efeitos esperados ao utilizar o produto, bem como as contraindicações de cada cosmético.

Todas as formulações cosméticas são preparadas conforme a necessidade do tratamento e região que será aplicada, desse modo, é necessária a atuação de um profissional qualificado que avalie a natureza física, química, biológica e microbiológica de cada produto, bem como as possibilidades de veiculação que melhor adequem-se à ação das formulações, proporcionando resultados satisfatórios alinhados ao bem-estar do indivíduo.

Com todas essas informações sobre cosmetologia e possibilidades de atuação em um mercado em constante expansão e desenvolvimento, você pode querer entender melhor sobre o assunto e se especializar na área. Interessou-se sobre o assunto? Saiba mais sobre cosmetologia em nosso site e compartilhe conosco suas ideias!