Cosmetologia
O que é cosmiatria?
dez
Um estudo feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e pelo Instituto FSB Pesquisa revelou que muitos brasileiros consideram a aquisição de cosméticos uma necessidade básica. Não à toa, o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza do mundo.
A procura, porém, não se restringe aos produtos, mas também por profissionais que possam auxiliar nesse sentido. Por isso, os estudos na área também têm avançado e se tornado cada vez mais específicos. A cosmiatria é um exemplo. Acompanhe o que é no nosso artigo:
O que é cosmiatria, afinal?
A cosmiatria é uma subespecialidade da área da dermatologia. É voltada exclusivamente para o tratamento e prevenção de problemas estéticos na pele. De modo geral, é a ciência que estuda a beleza humana, de forma responsável e ética.
Por meio da aplicação de produtos cosméticos e novas tecnologias de tratamento a cosmiatria tem por objetivo proporcionar a melhora da pele da face e de todo o corpo, deixando-a com a aparência mais jovem e saudável.
Novas substâncias e processos têm sido descobertos a todo momento, propiciando avanços importantes para a medicina estética. Hoje há diversas formas e com resultados muito satisfatórios de amenizar as linhas de expressão, estrias, celulite, entre outros problemas que tanto interferem na aparência e incomodam as pessoas.
Os tratamentos na área de cosmiatria
Dentro da cosmiatria ou dermatologia estética há tratamentos para diferentes casos que atendem as necessidades, tanto de quem deseja a prevenção como quem já possui o problema. Os mais conhecidos são as toxinas, lasers e peeling.
A toxina, que é aplicação em determinadas regiões, é um dos procedimentos mais procurados em cosmiatria. A partir dele é possível amenizar bastante as linhas de expressão, mesmo as mais profundas como os “pés de galinha” na região dos olhos.
Já o peeling, aplicação de produtos químicos, tem por objetivo suavizar manchas entre outras marcas da pele como acne, proporcionando uma aparência rejuvenescida. Os lasers também são usados com o mesmo propósito, mas cada um tem uma função diferente.
Aproveite para conhecer os cursos de especialização para farmacêuticos:
Pós-graduação em Farmacologia Clínica
Pós-graduação em Fitoterapia Clínica
Pós-graduação em Manipulação Magistral Alopática
Pós-graduação em Manipulação Magistral de Dermocosméticos
Pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos
Especialização na área estética
Importante dizer que para a realização de todos os procedimentos estéticos é recomendada uma especialização. Além de aprender sobre as técnicas, fazer um curso na área também permitirá que o profissional tenha contato com o que há de mais novo mercado.
Existem diversos cursos de especialização na área estética e, para não errar na escolha, a dica é procurar por uma instituição de referência, com infraestrutura, corpo docente e conteúdos de acordo com o mercado.
Neste artigo explicamos sobre uma área que está muito em alta, a cosmiatria. Para quem não sabia, esta é uma subespecialidade da dermatologia, que trata especificamente da estética da pele. Seu objetivo é proporcionar o rejuvenescimento e aspecto mais saudável da face e todo o corpo. Para tanto é preciso se especializar, pois com o surgimento de novas tecnologias, as mudanças nessa área são muito rápidas. Para ter sucesso, a dica é sempre buscar formação em uma instituição de referência!
O que achou do nosso artigo sobre cosmiatria? Conhecia essa área da dermatologia? Conte aqui o que achou e continue acompanhando os textos do blog!
Pingback: Dermatologista explica a Cosmiatria - laser e face
Pingback: Dermatologista explica a Cosmiatria - laser e face
Pingback: Você sabe o que é cosmiatria? Peeling, laser fracionado e mais
Pingback: Você sabe o que é cosmiatria? Peeling, laser fracionado e mais