O que um biomédico aprende em uma pós-graduação em hemoterapia e terapia celular

pós-graduação em hemoterapia e terapia celular

As áreas de pesquisa e análise para melhorias da saúde e bem-estar dos pacientes têm trazidos resultados impressionantes, melhorando a qualidade de vida e o cotidiano das pessoas graças às técnicas desenvolvidas nos tratamentos de hematologia e terapia celular. 

Desse modo, fazer uma pós-graduação em hemoterapia e terapia celular pode ser o próximo grande passo da sua carreira como biomédico. 

A seguir, você confere o que essa especialização oferece e como ela pode lhe qualificar para boas oportunidades de emprego. 

Como é a pós-graduação em hemoterapia e terapia celular? 

A pós-graduação em hemoterapia e terapia celular irá abranger duas áreas da biomedicina. Entenda melhor a seguir: 

A hemoterapia é um segmento da área de saúde e da biomedicina que abrange as técnicas e procedimentos que envolvem a análise do sangue. Ou seja, é o segmento que trabalha com a coleta, processamento e até mesmo a transfusão de sangue. Ela também abrange todos os demais procedimentos terapêuticos que estão relacionados ao sangue. 

Essa área ainda engloba as atividades e procedimentos relacionados à análise laboratorial. De forma que o profissional que trabalha com hemoterapia também é responsável pelos testes sorológicos para assegurar os processos de transfusão sanguínea. Além disso, ele pode trabalhar no segmento de pesquisa. 

pós-graduação em hemoterapia e terapia celular

Por sua vez, a terapia celular é o segmento que compreende as atividades de obtenção, processamento e transfusão das células. Os profissionais da área são qualificados para atuarem na gestão dos procedimentos relacionados às células progenitoras, ou seja, podem atuar realizando atividades como a criopreservação e as terapias para transplantes. 

Qual o diferencial dessa especialização? 

Ao estudar uma pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular, você está se qualificando para realizar todos os processos relacionados ao estudo, análise e diagnóstico dos componentes hematológicos e oncohematológicos do corpo humano. Você se tornará apto a trabalhar em todo o ciclo produtivo do sangue, se destacando e diferenciando no mercado de trabalho. 

O profissional que se habilita e qualifica para atuar com os procedimentos relacionados aos bancos de sangue, bancos de medula óssea e de cordão umbilical possui um mercado cada vez mais promissor. Além disso, ainda é possível trabalhar na área de pesquisa e desenvolvimento, direcionando a carreira para área acadêmica e científica, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. 

Com o domínio técnico e a atualização necessária para saber dominar as melhores práticas adotadas pelo mercado, a constante evolução tecnológica e das práticas adotadas pelo mercado, o biomédico se torna uma figura chave para esse segmento, tendo uma grande demanda de mercado e reconhecimento profissional. 

Desse modo, devido ao crescimento e importância desse segmento da biomedicina, as pessoas cada vez mais tem ganhado confiança e procurado procedimentos para melhorar a qualidade de vida, além da procura por processos de criopreservação. Assim, a demanda por profissionais altamente qualificados nesse segmento tem aumentado, gerando boas oportunidades para os profissionais que fizeram uma pós-graduação em hemoterapia e terapia celular

Você está pronto para dar o próximo passo na sua carreira profissional? Confira mais informações para lhe ajudar a ter certeza em nosso blog.