O tratamento de feridas pela Enfermagem em Dermatologia

A Enfermagem é uma profissão com diversas possibilidades de especialização, como a Urgência e Emergência, a Estética, a Saúde Mental, entre outras. Uma das especialidades da Enfermagem que mais demandam profissionais qualificados é a da Enfermagem em Dermatologia. 

Diferentemente da Enfermagem Estética, a Enfermagem em Dermatologia não é voltada para a estética e sim para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de lesões na pele.

O Brasil apresenta altas taxas de incidência e prevalência das lesões de pele, atingindo a população de forma geral, independentemente de idade, sexo ou etnia. Caracterizadas como um problema de saúde pública, essas lesões causam grandes perdas na vida das pessoas, inclusive na de seus familiares, uma vez que repercutem na dinâmica psicológica, social e econômica. 

Felizmente, essa especialidade atua diretamente no tratamento desses agravos e, ao trazer a cura ou minimizar os efeitos, colabora para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

O cuidado prestado por esses especialistas exige conhecimento de muitas técnicas diferentes para auxiliar na cicatrização das feridas. Cada técnica tem características próprias, que são aplicadas segundo a avaliação precisa desse profissional sobre a lesão (ou lesões) que o paciente apresenta.

Uma delas, por exemplo, é a Oxigenoterapia Hiperbárica, que consiste na utilização de câmeras hiperbáricas nas quais o paciente recebe oxigênio puro num ambiente de maior pressão atmosférica. Essa técnica permite melhorar a taxa de oxigênio nos tecidos deteriorados, aumentando a perfusão tecidual e reduzindo o edema, entre outros efeitos. O uso da Oxigenoterapia Hiperbárica promove melhores condições para a cicatrização das lesões do paciente em leito, diminuindo sequelas, cirurgias, amputações e medicamentos, além do tempo de tratamento, em alguns casos. 

A técnica, utilizada em lesões crônicas e agudas, vem sendo usada há décadas, e diversas pesquisas vêm corroborando seus efeitos benéficos para o tratamento de lesões.

A Oxigenoterapia Hiperbárica é, como dissemos, uma das ferramentas que o especialista em Enfermagem em Dermatologia poderá disponibilizar para a assistência de seus pacientes.

Na Pós-graduação em Enfermagem em Dermatologia, o aluno aprenderá outras técnicas tão eficientes quanto essa. Igualmente importante é estar muito seguro no momento de avaliar o paciente e planejar o tratamento, de modo que o resultado seja o mais favorável possível.

Você já conhecia a Oxigenoterapia Hiperbárica? Ficou curioso para saber quais outras técnicas o enfermeiro dermatológico usa no tratamento das feridas? Acompanhe-nos aqui no blog, porque vamos voltar a falar dessa notável especialidade da Enfermagem.