Onde o auditor biomédico pode trabalhar?

auditor biomédico

A área de saúde no Brasil há alguns anos vem se adequando aos sistemas de gestão de qualidade. Esses sistemas são guias de boas práticas a serem adotados pelas empresas ou instituições em seus processos, buscando aprimorar as atividades e otimizar os resultados esperados.

Sendo assim, cada vez mais laboratórios, clínicas, hospitais e demais prestadores de serviços na área de saúde têm se especializado buscando se qualificar e oferecer um serviço de qualidade para os pacientes.

Nesse cenário, que tem ganhado cada vez mais importância e projeção, o profissional auditor biomédico tem sido cada vez mais demandado para desempenhar as auditorias da área de saúde.

A seguir, você confere em quais áreas o auditor biomédico pode trabalhar.

Como funciona uma auditoria?

Antes de verificar onde o auditor biomédico pode atuar, é preciso entender o que é uma auditoria, como ela funciona e qual o papel desse profissional nesse processo.

Auditoria é o processo de avaliação sistemática e independente das atividades e serviços oferecidos por uma empresa. Sendo assim, uma auditoria funciona como uma verificação das atividades, ou seja, se a empresa tem seguido todos os requisitos estipulados para desenvolver determinada atividade.

Vale lembrar que as atividades e processos são verificados conforme a legislação do setor que está sendo auditado, bem como por normas nacionais e internacionais que possam ser aplicáveis ao processo ou serviço oferecido.

auditor biomédico

Qual é o papel do auditor biomédico?

O auditor biomédico é o profissional responsável por controlar e avaliar os procedimentos das atividades exercidas pelos sistemas de saúde do estabelecimento em que trabalha.

Além disso, o auditor biomédico também é o responsável pela implantação e manutenção dos processos de melhoria de gestão, seguindo o que é estabelecido pelo sistema de gestão da qualidade que a empresa adotou como referência.

Ou seja, o auditor biomédico tem a habilidade de identificar pontos críticos nos estabelecimentos de saúde e a capacidade de sugerir pontos de melhoria nas instituições, em busca de um serviço de qualidade.

Onde o biomédico pode atuar?

Existem dois tipos de processos de auditoria: interno e externo.

Na auditoria interna, o auditor biomédico é um funcionário da empresa na área de saúde. Esse profissional, além de ser biomédico, precisa ser capacitado e qualificado para entender o sistema de gestão da qualidade para poder auditar, verificar e contribuir com as devidas sugestões de melhorias nos processos e serviços oferecidos pela empresa.

Já a auditoria externa é realizada por uma empresa terceirizada, devidamente certificada e qualificada, em que o auditor biomédico é designado para conduzir auditorias em diferentes estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios.

Nesse tipo de auditoria, o profissional analisa os processos das empresas buscando avaliar se as atividades estão em conformidade com as normas e padrões vigentes estabelecidos pelo sistema de gestão da qualidade.

Você pode conferir o campo de trabalho e a atuação do auditor biomédico. Essa área, que tem ganhado cada vez mais projeção, pode ser um segmento bastante promissor para trabalhar. Ficou interessado e quer se informar mais sobre esse segmento? Dá uma olhada no curso de pós-graduação em Auditoria para Biomédicos.