Os cuidados necessários depois da cirurgia plástica

O Brasil, como se sabe, é um dos lugares onde mais se realizam cirurgias plásticas no mundo, sejam estéticas ou reparadoras. O país, inclusive, é um dos principais destinos do chamado “turismo cirúrgico” – ou seja, pessoas que viajam para outros países para se submeter a cirurgias plásticas, neste caso geralmente estéticas.

A procura por cirurgias, tanto por brasileiros quanto por estrangeiros que vêm ao país, movimenta um mercado muito grande. Além dos cirurgiões plásticos, muitos outros profissionais são requisitados para atender a essa forte demanda. Entre eles estão os profissionais da área da saúde com formação específica em cuidados no Pós-Operatório em Cirurgia Plástica.

Com formação técnica ou graduados em cursos da Saúde – como Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e outros – e formação complementar nas técnicas que visam a plena e eficiente recuperação do paciente após a cirurgia plástica, inclusive em drenagem linfática manual e eletroterapia, esses profissionais têm sido cada vez mais procurados.

A preocupação com o pós-operatório se explica pela necessidade de acompanhamento especializado dos pacientes, uma vez que nem sempre o cirurgião responsável consegue dar conta de todos os cuidados indicados e pode contar com outros profissionais que tenham habilidades e conhecimentos técnicos fundamentais para potencializar os resultados almejados pelo paciente.

Fazendo o acompanhamento desde o pré-cirúrgico – conhecendo o paciente, sua condição clínica e características pessoais –, o profissional planeja os procedimentos que serão adequados para acelerar os processos de recuperação tecidual, minimizando eventuais desfechos negativos, como o surgimento de fibroses e outras complicações comuns.

Além disso, a oferta de cuidados especiais, personalizados e constantes no pós-operatório cria um ambiente psicológico e ambiental mais acolhedor ao paciente, colaborando para que a recuperação seja feita de forma segura, mais rápida e eficiente. 

O período que segue após a cirurgia plástica é bastante sensível para os pacientes, pois, dependendo do tipo de intervenção, sua mobilidade e capacidades físicas, emocional e motora podem ficar bastante prejudicadas momentaneamente. Na maioria dos casos é fundamental a observação de repouso, dietas especiais, entre outras recomendações. Por isso o acompanhamento especializado – tanto no hospital ou clínica quanto após a alta – é altamente indicado pelos cirurgiões plásticos. 

Profissionais de saúde (técnicos ou graduados) com formação complementar em drenagem linfática manual e eletroterapia que se interessam por esse tipo de atuação, podem se aperfeiçoar e se dedicar a esses cuidados através do curso de curta duração da Faculdade Ibeco “Pós-Operatório em Cirurgia Plástica”! 

O curso, oferecido em modalidade híbrida atualmente (online e presencial), aborda as principais técnicas utilizadas no acompanhamento de pacientes no pós-operatório de cirurgias faciais, corporais e capilares. Composto por conteúdos teóricos e aulas práticas, esse curso é concebido para garantir que o aluno possa oferecer os cuidados demandados pelos pacientes com segurança e eficiência. O conteúdo online já está disponível para os matriculados. Se você tem interesse nessa área, não perca tempo!