Para o biomédico, qual a vantagem de se especializar em Biomedicina Estética?

Os graduados em Biomedicina têm várias opções interessantes para atuar no mercado de trabalho. Uma delas é a Biomedicina Estética. Nós falamos sobre a área recentemente aqui no blog (COLOCAR LINKhttps://ibeco.com.br/produto/pos-graduacao-lato-sensu-em-biomedicina-estetica/). Só para relembrar, a Biomedicina Estética é uma pós-graduação voltada para aliar os conhecimentos da saúde com a tecnologia da estética, trazendo mais bem-estar, qualidade de vida e saúde para os clientes. Aproveitando-se dos conhecimentos adquiridos na graduação, especialmente sobre o funcionamento dermatofisiológico do organismo humano, o biomédico tem na Biomedicina Estética um campo de atuação muito mais amplo.

O biomédico esteta pode realizar avaliação e consulta estética, diversos tipos de procedimentos injetáveis e minimamente invasivos, como: aplicação de toxina botulínica, intradermoterapia/mesoterapia, carboxiterapia, microagulhamento, microvasos e outros; prescrição e receita de substâncias e medicamentos de fins estéticos; exames laboratoriais, além de poder assumir a responsabilidade técnica de estabelecimentos voltados para atividades de fins estéticos. O profissional pode exercer a profissão tanto em clínicas ou consultórios próprios como contratado por outras clínicas, inclusive como responsável técnico. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), os ganhos dos biomédicos estetas em clínicas variam entre R$ 3.000 e R$ 4.000 no estado de São Paulo. No caso de montar uma clínica própria, o investimento é bastante alto, em função dos equipamentos necessários, além de toda infraestrutura e custos com pessoal de apoio, por exemplo. Essa é uma opção que pode ser interessante para quem tem condições de suportar o investimento e o tempo necessário para o retorno do negócio.

Por outro lado, após a conclusão da pós-graduação em Biomedicina Estética, o biomédico esteta pode abrir seu consultório, cujos custos iniciais são muito mais baixos, e tem a possibilidade de alugar os equipamentos que irá utilizar. Dessa forma, pode ser uma boa estratégia começar com o consultório e, à medida que a carteira de clientes aumente, planejar a construção de uma clínica mais completa. Como o mercado brasileiro na área de estética é muito atrativo, sendo um dos maiores do mundo, o investimento do biomédico nesta área tem possibilidade de retorno extremamente alto. Como já dissemos antes, a área é muito abrangente e a especialização permite ao biomédico atuar de diversas formas, desde que esteja bem preparado. Para isso, é fundamental concluir um curso de pós-graduação em Biomedicina Estética reconhecido pelo MEC e com excelentes professores e instalações. Interessado(a) na área? Conte pra gente quais são suas dúvidas sobre o tema e vamos responder para você. Enquanto isso, conheça um pouco mais sobre o curso de Biomedicina Estética da Ibeco!