Logo - Ibeco

Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica

Desde 2001 ministramos cursos na área da Estética e Saúde

(11) 3073-1469
(11) 97803-1469
Banner - Ibeco

DESCONTOS PARA MATRÍCULA ANTECIPADA

  Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica

Ibeco - Pós-Graduação em Farmácia Clínica

A indústria e o varejo farmacêutico sinalizam perspectivas positivas para 2017 em relação à produção, vendas e geração de empregos no setor, dentre as quais destaca-se a Farmácia Clínica (Farmacologia Clínica), trazendo um conceito diferenciado de negócio farmacêutico, atuação profissional e atenção à sociedade. O farmacêutico clínico é o profissional responsável pelo esclarecimento da farmacoterapêutica medicamentosa para toda população, trazendo informações relevantes a respeito do melhor uso de medicações, evitando desperdícios, uso indevido ou desajustado por parte dos pacientes. Esta atuação atrai a atenção de governantes, gestores e de toda sociedade, uma vez que o farmacêutico clínico otimiza a utilização dos medicamentos para o indivíduo, sua família e todos ao seu redor, reduzindo custos de empresas e programas sociais e ampliando a saúde para todos.
 

Portadores de diploma de Graduação em Farmácia dentro das normativas educacionais e reconhecido pelo MEC.

– Desenvolver o trabalho e a implantação em farmácia clínica, bem como seus aspectos legais e éticos.
– Habilidade em administração e planejamento estratégico aplicado ao serviço de farmácia clínica.
– Aplicar adequadamente ferramentas de semiologia e técnicas de comunicação interpessoal.
– Solicitar e interpretar exames laboratoriais necessários para a prática da farmácia clínica e atenção farmacêutica.
– Ao desenvolvimento dos processos de farmacovigilância e farmacoepidemiologia aplicados à farmácia clínica.
– Atuar na farmacocinética e farmacologia clínica para aplicação no processo de atenção farmacêutica.
– Discutir os processos fisiopatológicos e farmacoterapia aplicada às doenças dos sistemas que envolvem o corpo humano.
– Discutir os processos fisiopatológicos e farmacoterapia aplicada às doenças oncológicas, aos pacientes idoso e ao paciente pediátrico, em seus casos específicos.
– Discutir processos fisiopatológicos e farmacoterapia aplicada às doenças infecciosas e parasitárias.

Conforme a Resolução nº 585/2013 do CFF, a Farmácia Clínica teve início na década de 60, em âmbito hospitalar, e atualmente encontra-se difundida em ambulatórios, unidades de atenção primária à saúde, farmácias, entre outros. Nestes estabelecimentos, o farmacêutico é o profissional responsável pelo cuidado direto ao paciente, promovendo melhor conhecimento e prática para o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde. O objetivo deste curso é apresentar todos os cenários envolvidos na administração de um medicamento, trazendo para o aluno a vivência clínica na identificação, prevenção e atuação sobre possíveis problemáticas no mal-uso, uso indevido ou não utilização da farmacoterapia, assim como para melhor atuação no acompanhamento farmacoterapêutico do paciente, seus familiares e da sociedade.

MÓDULO I

Fisiologia do Sistema Gastrointestinal, Fisiopatologia e Farmacoterapia Aplicada aos Distúrbios Gastrointestinais e Hepáticos
Discute os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes aos sistemas gastrointestinal e hepático e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento e avaliação de adesão ao tratamento, contribuindo assim, para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente.
 
Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Apresentação dos principais conceitos da Farmácia Clínica e as práticas para o exercício conforme a resolução nº 585 e a Resolução nº 654 do Conselho Federal de Farmácia. Fundamenta e discute as questões bioéticas e de legislação que norteiam as atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos nos serviços de saúde. Discute a importância do papel farmacêutico na saúde pública e a assistência ao paciente.
 
Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia na Atenção Farmacêutica Identificar os processos de Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia aplicados à Farmácia Clínica; compreender os efeitos dos medicamentos na população; Identificar problemas e compreender o acompanhamento das intervenções que visam o uso racional de medicamentos; Identificar efeitos indesejáveis dos medicamentos; Identificar os grupos farmacológicos mais sujeitos a reações adversas; Identificar os grupos populacionais mais sujeitos a estas reações; Quantificar os riscos dos efeitos adversos associados ao uso de determinados fármacos; Identificar fatores de risco, incidência de RAM, e os mecanismos dos efeitos indesejáveis; Evidenciar com sabedoria os problemas na qualidade dos medicamentos.
 
Farmacocinética Clínica e Farmacologia Clínica Compreender e saber avaliar os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção; Interpretar as alterações farmacocinéticas relacionadas a problemas hepáticos e renais; compreender a farmacocinética e farmacologia clínica para aplicação no processo de atenção farmacêutica; Compreender a farmacoterapia em diversas situações clínicas; Compreender o mecanismo de ação dos fármacos em geral; Entender como ocorre as interações entre fármacos e destes com os órgãos, influenciando na ação dos medicamentos e no aparecimento de efeitos indesejáveis.
 
Interpretação de Exames e Dados Laboratoriais Interpretação de exames laboratoriais e seus respectivos componentes e sua interferência nos processos patológicos, evidenciando a importância da correta análise dos resultados para a tomada de decisão para a prática da Farmácia Clínica.
 
Consultório Farmacêutico –Semiologia, Comunicação Interpessoal e Anamnese Farmacêutica Reflexão sobre a comunicação interpessoal aplicada à Atenção Farmacêutica. Anamnese farmacêutica e conceitos básicos de semiologia. Como estruturar a consulta farmacêutica de uma forma simples e eficiente. Como conduzir aconselhamentos aos pacientes para tratar sintomas de baixa gravidade. Saber discutir as melhores condutas para diversos tipos de problemas de pele, distúrbios digestivos, dor sintomas respiratórios, entre outros, e os limites e sinais de alerta que exigem encaminhamento ao médico para diagnóstico e tratamento.
 
Fisiologia do Sistema Respiratório, Fisiopatologia e Farmacoterapia Aplicada aos Distúrbios Respiratórios Discute a fisiologia aplicada ao sistema respiratório. Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema respiratório e os correlacionam as atividades clínicas do farmacêutico. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento e avaliação de adesão ao tratamento. contribuindo para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente.
 
Fisiologia do Sistema Cardiovascular, Fisiopatologia e Farmacoterapia Aplicada aos Distúrbios Cardiovasculares Discute a fisiologia e os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema cardiovascular e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento e avaliação de adesão ao tratamento, contribuindo assim para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente.
 
Fisiologia do Sistema Endócrino, Fisiopatologia e Farmacoterapia Aplicada aos Distúrbios Endócrinos e Metabólicos Discute a fisiologia e os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema endocrinológico (endócrino) e do metabolismo e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento e avaliação de adesão ao tratamento, contribuindo assim para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente.

 

MÓDULO II

Fisiologia do Sistema Nervoso Central, Fisiopatologia e Farmacoterapia Aplicada aos Distúrbios Neurológicos e Psiquiátricos
Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema nervoso central e os correlacionam às atividades clínicas do farmacêutico. Aborda o acompanhamento farmacoterapêutico e discute a conduta terapêutica por meio de protocolos clínicos estabelecidos com a finalidade de monitoramento e avaliação de adesão ao tratamento, contribuindo assim, para a tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida do paciente.  
Farmácia Clínica na Antibioticoterapia
Aborda os principais processos fisiopatológicos e farmacoterapêuticos aplicados às doenças infecciosas e parasitárias. Atualização sobre antibioticoterapia, antifúngicos, antivirais, antirretrovirais, antimicobacterianos e antiparasitários. Função do farmacêutico no provimento da antibioticoterapia; principais classes de antibióticos utilizadas.
 
Farmácia Clínica e o Paciente Oncológico
Aborda os principais processos fisiopatológicos e farmacoterapêuticos aplicados às doenças infecciosas e parasitárias. Atualização sobre antibioticoterapia, antifúngicos, antivirais, antirretrovirais, antimicobacterianos e antiparasitários. Função do farmacêutico no provimento da antibioticoterapia; principais classes de antibióticos utilizadas.
 
Farmácia Clínica e os Pacientes Especiais
Discute as atividades clínicas do farmacêutico para a tomada de decisão em pacientes especiais tais como: idosos, crianças, gestantes, lactentes, nefropatas, hepatopatas entre outras, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
 
Boas Práticas de Prescrição Farmacêutica e Prescrição em Distúrbios Menores
Aborda a legislação e aspectos legais da prescrição farmacêutica, boas práticas de prescrição farmacêutica, identificação, fisiopatologia e prescrição de medicamentos para distúrbios menores. Função do farmacêutico na identificação e tratamento dos distúrbios menores.
 
Empreendedorismo e Gestão Farmacêutica
Desenvolvimento de processos fundamentais no âmbito administrativo e estratégico para o sucesso na gestão da Farmácia Clínica, com ênfase na organização e na coordenação administrativa, no planejamento e controle das atividades financeiras, nos planos estratégicos de marketing e divulgação, no papel da liderança no desenvolvimento do sucesso na gestão farmacêutica.
 
Metodologia da Pesquisa Científica
Orientação sobre a metodologia para elaboração de trabalhos científicos. Aprendizado e familiarização com as normas e técnicas para desenvolvimento de trabalho científico segundo as normas de Vancouver. – Compreender a relação entre objeto de pesquisa e o sujeito (indivíduo), analisando e entendendo os problemas visualizados e quais suas aplicações em meio as alterações do ambiente. Através dos métodos disponíveis a estruturação e sistematização do problema será iniciada, esquematizando qual a melhor maneira de investigar e obter os melhores resultados. Comparação da metodologia Vancouver e da ABNT; Métodos indutivos, dedutivo, hipotético dedutivo e dialético; Tema, problema e hipótese; Variáveis e suas propriedades relacionais; Normas de confecções de trabalhos científicos e de conclusão de curso, bem como, artigos científicos.
 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A entrega das atividades complementares é opcional e adicional na carga horária total do curso, que computa 360 horas. Podem ser obtidas da seguinte forma: congresso como ouvinte, congresso como palestrante, participação em workshops, participação em cursos livres, autor de capítulo de livro, autor de artigos para revistas científicas, autor do blog da Faculdade Ibeco. Deverão obedecer as orientações da coordenação pedagógica, conforme Plano de Curso.
 
Carga horária: 100 horas
 
* A ementa desse curso pode sofrer alterações, sem que haja prejuízo no aprendizado do aluno.
 
Todos os materiais utilizados nas aulas práticas possuem registro na ANVISA, sendo reservado à Faculdade Ibeco, o direito de alterações na metodologia de ensino, caso haja indisponibilidade desta certificação.

  Quem Somos

Ibeco - Saúde, Estética e Beleza

A Faculdade Ibeco é uma instituição de ensino superior devidamente credenciada pelo MEC.
 
Oferecemos cursos nos níveis de Pós-Graduação, Graduação e Aprimoramento Profissional. Nosso corpo docente é formado por mestres, doutores, especialistas e empresários com vasta experiência prática e de ensino das matérias de suas respectivas cadeiras.
 
Outro critério que priorizamos na escolha dos profissionais docentes é que possuam ampla vivência prática no atendimento em estética e beleza ou como empresários de sucesso na área.
 


Como chegar

Rua Loefgren, 1400
Vila Clementino, São Paulo - SP
CEP 04040-001

(11) 3073-1469