Pós-Graduação em Biologia em Saúde Estética: agora é a vez dos Biólogos!

Biólogos de todo o Brasil, animem-se! Agora os graduados em Biologia também poderão atuar na área de Estética e Saúde. Os Biólogos têm, há muito tempo, um campo de trabalho bastante amplo. Atuando tanto em empresas privadas quanto no setor público, eles são recrutados para trabalhos de análises, pesquisa, assessorias e também na docência, sendo o destino de boa parte deles.

Ultimamente, as áreas de Genética, Forense e Ambiental têm atraído muitos profissionais, pelo aumento na demanda no desenvolvimento de pesquisas nos dois primeiros casos e pela maior preocupação da iniciativa privada (em especial o agronegócio) e dos governos em relação às políticas de preservação ambiental e seu impacto nas exportações.

Agora os Biólogos ganharam mais um campo muito atrativo para exercer suas aptidões: a Biologia em Saúde Estética; ou seja, após a conclusão de um curso de Pós-Graduação específico para a categoria, o profissional estará apto a executar diversos procedimentos e tratamentos estéticos em clínicas, centros e empresas, tanto individualmente como em equipes multidisciplinares, tornando-se um Biólogo Esteta. 

A nova especialidade foi autorizada recentemente pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio), pela Resolução nº 582/2020. Segundo o Conselho, que publicou o texto no dia 24 de dezembro de 2020 no Diário Oficial da União, “o Biólogo é profissional legalmente habilitado para atuar em atividades de Saúde Estética, de forma individual ou em equipes multidisciplinares de clínicas, centros, empresas, indústrias e instituições públicas e/ou privadas, podendo desempenhar todos os procedimentos, atividades e funções técnicas de maneira integral ou parcial, bem como a responsabilidade pelo treinamento de equipes, pela aquisição de insumos e pela avaliação, aconselhamento e acompanhamento, gestão e marketing em negócios na área de Saúde Estética”.

A entidade ressalta que é fundamental que o profissional interessado em atuar na área de Estética em Saúde precisa comprovar que detém os conhecimentos necessários. Conforme diz a Resolução, “Para habilitação e atuação na área de Saúde Estética, é requisito mínimo possuir conhecimento em biologia celular, histologia humana, anatomia humana, química, bioquímica, biofísica, fisiologia humana, microbiologia, imunologia, parasitologia, farmacologia, biotecnologia, patologia geral, saúde estética, intercorrências dos procedimentos da saúde estética e primeiros socorros, além de estágio curricular supervisionado de 360 horas na graduação ou pós-graduação Lato Sensu (Especialização)”.

A Faculdade Ibeco, instituição que é destaque na área de Estética e Saúde, preparou uma Pós-Graduação especialmente para este público aproveitar a oportunidade de começar essa nova carreira. Não perca tempo, as inscrições estão abertas para turmas com início em abril e maio de 2021. Faça sua matrícula na Pós-Graduação em Biologia em Saúde Estética e desfrute da experiência e excelência da Faculdade Ibeco.