Carreira
Pós-graduação em Farmacologia Clínica: qual objetivo desse curso?
dez
Você conhece as funções que a farmacologia clínica desempenha na área da saúde, bem como a sua importância e destaque no mercado de trabalho. Sendo assim, conhecendo o cenário promissor dessa área de atuação para o profissional formado em farmácia, cursar uma pós-graduação em Farmacologia Clínica pode ser uma excelente decisão para incrementar sua capacitação e ampliar suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Ficou interessado sobre essa proposta? A seguir você vai entender melhor qual o objetivo da pós-graduação em Farmacologia Clínica e quais as vantagens que esse curso pode oferecer na sua carreira profissional.
Qual o objetivo da pós-graduação em Farmacologia Clínica?
A farmacologia clínica é uma área da farmácia responsável pelo esclarecimento do uso dos medicamentos para a sociedade, informando e orientando os pacientes e os profissionais envolvidos na administração dos medicamentos sobre a melhor forma de usar e administrar as medicações, prezando pelo tratamento eficaz e adequado, realizado no menor espaço de tempo, com a dosagem e o tempo de ingestão adequado para o tratamento e bem-estar do paciente.
Com esse panorama, a pós-graduação em Farmacologia Clínica tem como objetivos:
- Capacitar o profissional com o conhecimento adequado sobre todos os quesitos relacionados à administração de um medicamento;
- Proporcionar uma vivência clínica ao aluno;
- Prover o conhecimento necessário para o profissional identificar, prevenir e atuar sobre os problemas gerados pelo uso indevido de medicamentos;
- Capacitar o profissional para realizar o acompanhamento farmacoterapêutico do paciente, prezando pelo tratamento mais eficiente, num menor espaço de tempo, com a utilização correta da dosagem e dos medicamentos, prezando pelo restabelecimento da saúde e bem-estar do paciente.
Quais as habilidades que a pós-graduação em Farmacologia Clínica vai lhe proporcionar?
Durante o curso de pós-graduação em Farmacologia Clínica você irá adquirir conhecimento e habilidade para:
- Implantar os processos e procedimentos em farmácia clínica, considerando os aspectos legais e éticos;
- Desenvolver um planejamento estratégico para a administração e aplicação da farmácia clínica;
- Utilizar os conceitos da semiologia;
- Desenvolver habilidades para realizar uma comunicação interpessoal eficaz;
- Solicitar e interpretar exames laboratoriais;
- Desenvolver processos relativos à farmacovigilância e farmacoepidemiologia aplicados à farmácia clínica;
- Utilizar os conceitos e habilidades da farmacocinética e farmacologia clínica para a atenção farmacêutica;
- Argumentar sobre os processos fisiopatológicos e farmacoterapia relativos às doenças dos sistemas humanos;
- Analisar e sugerir processos fisiopatológicos e farmacoterapia relacionados às doenças oncológicas, aos pacientes idosos e aos pacientes pediátricos, de acordo com a especificidade de cada um;
- Discutir os processos fisiopatológicos e farmacoterapia aplicada às doenças infecciosas e parasitárias.
Todo esse conhecimento e todas essas habilidades que vai adquirir na pós-graduação em Farmacologia Clínica estão distribuídos em uma carga horária de 360 horas, dividida em dois módulos e distribuída entre 12 matérias, além das atividades complementares. Você pode conferir todas as informações sobre a pós-graduação em nosso site.
Com um cenário de atuação promissor na área e com todas essas habilidades que poderão ser desenvolvidas, você ficou interessado em fazer a pós-graduação em Farmacologia Clínica? Compartilhe conosco suas ideias! Queremos ajudar no seu desenvolvimento e formação profissional.