Bichectomia apresenta resultados positivos e baixos riscos

A bichectomia é um procedimento cirúrgico funcional-estético que faz a redução do corpúsculo de gordura na parte interna da bochecha (chamado de Bola de Bichat). Ela é comumente procurada para aliviar mordeduras recorrentes internas das bochechas, para aumentar o corredor bucal com indicação ortodôntica e protética e que, na maioria das vezes, há um afinamento e delimitações mais harmônicas da face, alcançando objetivos estéticos tanto almejados pela Harmonização Orofacial.

Justamente por isso o procedimento é amplamente abordado na Pós-Graduação em Harmonização Orofacial da Faculdade Ibeco. O conhecimento técnico para realizá-lo é essencial no momento da avaliação das condições do paciente, inclusive para fundamentar a decisão de realizar ou não a bichectomia. Em algumas ocasiões, por exemplo, a cirurgia pode ser recomendada com a inclusão de outros procedimentos, como o lifting facial. Assim, os resultados esperados pelo paciente, e mesmo pelo cirurgião, têm mais chance de ocorrerem.

A bichectomia, ou lipoplastia facial como também é conhecida, é o procedimento feito para a retirada parcial da “Bola de Bichat”, que é a gordurinha das bochechas. Por se tratar de um tecido adiposo, ele não acompanha o emagrecimento e, consequentemente, não diminui quando o paciente perde peso. A cirurgia faz com que as maçãs do rosto e a linha da mandíbula fiquem realçadas causando uma aparência estética de rosto mais fino e alongado. Estima-se que a bichectomia é capaz de afinar a espessura da face em até 70%. 

Estudos que procuram avaliar a morbidade, possíveis sequelas e a satisfação dos pacientes, como o publicado no Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS), vêm mostrando que a bichectomia tem proporcionado melhoria estética do contorno facial com segurança e baixa morbidade, indicando que a técnica é bem sólida e aplicável por especialistas em Harmonização Orofacial com sucesso.

A pesquisa encontrou bons resultados em relação à satisfação dos pacientes observados, destacando que as pacientes do sexo feminino declaravam maior satisfação em termos estéticos enquanto os pacientes do sexo masculino perceberam melhor os ganhos funcionais decorrentes da bichectomia. As conclusões do estudo foram feitas pela análise de questionários, exames clínicos e análises subjetivas de fotografias.  

A bichectomia é um dos procedimentos que o especialista em Harmonização Orofacial pode realizar. A Pós-Graduação em Harmonização Orofacial da Faculdade Ibeco, voltada para Cirurgiões Dentistas com inscrição ativa no CRO, aborda diversas técnicas e procedimentos aplicáveis na Harmonização Orofacial, com intenso conteúdo teórico e prático.

O curso está com vagas disponíveis para a próxima turma. Conheça agora o conteúdo programático, condições de matrícula e reserve sua agenda.  

I Silva RD, Leite LDF, Cavalcante WC, Cerqueira A. Bichectomy as facial aesthetic procedure: prospective observational study. J Braz Coll Oral Maxillofac Surg. 2019 Sept-Dec;5(3):17-23.DOI: https://doi.org/10.14436/2358-2782.5.3.017-023.oar