Quais as áreas da biomedicina mais promissoras?

biomedicina

Quem não almeja o sucesso profissional? Para tanto, é preciso estar atento às novidades do mercado, por meio da leitura, do contato com outros profissionais e, principalmente, os estudos.

A atualização é fundamental para quem busca excelência naquilo que faz. Na biomedicina, são constantes os avanços das técnicas e dos equipamentos. E os que não acompanham as transformações diminuem as chances de conquistar boas oportunidades.

Para ter uma ideia dos setores em alta na biomedicina confira a seguir e comece o quanto antes o curso de pós-graduação em uma dessas áreas.

Análises Clínicas e toxicológicas é um dos setores em alta na biomedicina

Considerada uma das principais áreas da biomedicina, as análises clínicas e toxicológicas se referem à realização e interpretação de exames que possam contribuir com o diagnóstico de doenças. Por isso, é um setor que está sempre em busca de profissionais altamente capacitados para desempenhar as atividades.

O segmento de análises clínicas e toxicológicas está constantemente evoluindo para garantir processos mais seguros e resultados eficientes. Dessa forma, quem investe em uma especialização na área sempre tem chances de uma boa colocação.  

Clínicas, laboratórios e hospitais são alguns dos locais em que o biomédico pode trabalhar com análises, tanto no setor público como o privado.

Auditoria na Biomedicina também tem ganhado espaço

Estabelecimentos na área da saúde estão cada vez mais preocupados em oferecer excelência no atendimento. Para tanto, têm buscado profissionais que possam apontar possíveis falhas e propor mudanças positivas com relação à gestão de pessoas, financeira, entre outros. É nesse contexto que entra o biomédico auditor.

Esta área da biomedicina tem ganhado destaque em laboratórios, clínicas, hospitais, entre outras unidades de saúde, nos setores público e privado. Por isso é crescente o número de vagas para o biomédico que se especializa neste segmento.

Ao realizar uma pós-graduação em auditoria, o profissional da biomedicina se capacita para exercer atividades de controle, avaliação e auditoria em sistemas de saúde, o que é fundamental para o reconhecimento e sucesso do estabelecimento.

Portanto, é mais um nicho promissor na biomedicina.

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para Biomédicos:

Pós-graduação em Auditoria para Biomédicos 

Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular  

Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

A hemoterapia e terapia celular também são opções promissoras

O setor de hemoterapia se refere à obtenção, processamento e transfusão do sangue, incluindo procedimentos terapêuticos. Nesse caso, a análise laboratorial está ligada a testes sorológicos para os processos transfusionais.

Já a terapia celular engloba a obtenção, processamento e transfusão de células progenitoras. Está relacionada com o setor de transplantes. Os profissionais que atuam nessas áreas da biomedicina têm amplo domínio das técnicas, além de embasamento teórico-científico para a integração com equipes multidisciplinares e atuação no processamento do sangue.

Essa área bastante promissora conta com vagas em laboratórios, clínicas, bancos de sangue e medula óssea.

Neste artigo, apontamos três áreas bastante promissoras na biomedicina: análises clínicas e toxicológicas, auditoria e hemoterapia e terapia celular. Cada uma delas é pautada em constantes avanços e por isso a busca frequente por profissionais altamente capacitados. Dessa forma a dica é investir em uma especialização nesses setores, numa instituição de ensino que preza pela qualidade da formação.

Gostou do nosso artigo? Se quiser saber mais sobre a profissão de biomedicina confira em nosso blog.