Quais as áreas mais promissoras para um profissional de biomedicina seguir?

biomedicina

Depois de formado, ou até mesmo de alguns anos atuando na área de formação, é comum o profissional buscar por um crescimento na carreira, junto com o reconhecimento financeiro. Para isso, é preciso se destacar na multidão para qualificar-se para posições atrativas.

Uma das formas para alcançar esses objetivos é através do aprimoramento e qualificação profissional com  uma especialização em alguma área da biomedicina.

Boas oportunidades de trabalho são encontradas em áreas que geralmente acompanham a evolução das práticas e procedimentos referentes à melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas. O que consequentemente demanda por profissionais qualificados e preparados para liderar esses procedimentos. 

A seguir, você confere quais são as áreas mais promissoras na biomedicina para um profissional seguir e preparar-se para essas excelentes oportunidades profissionais.

Auditoria na Biomedicina 

É praticamente impossível encontrar uma empresa que não tenha estabelecido processos e procedimentos das atividades que são realizadas, buscando aprimorar o trabalho para conseguir resultados consistentes e eficazes.

Um segmento no mercado da biomedicina que tem ganhado destaque é a área de auditoria para biomédicos. Isso porque a área da saúde tem processos cada vez mais aprimorados, seguindo padrões de qualidade conforme indicado por normas reguladoras do setor. 

Com o aumento do número de laboratórios, clínicas, hospitais e demais prestadores de serviços na área de saúde e no sistema de gestão da qualidade, a demanda pelo auditor biomédico tem aumentado significativamente. 

Desse modo, a pós-graduação em auditoria para biomédicos é a melhor opção por qualificar os profissionais para interpretarem e analisarem exames de análises clínicas, além de atuarem em hospitais, laboratórios, órgãos públicos de saúde e demais clínicas especializadas. 

Com essa pós graduação o biomédico também se capacita para exercer atividades de controle, avaliação e auditoria em sistemas de saúde, podendo ser o responsável pela implantação de processos de melhoria dentro dos estabelecimentos e unidades de saúde. 

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para Biomédicos:

Pós-graduação em Auditoria para Biomédicos 

Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular  

Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

Colpocitologia Oncótica 

Uma das áreas da saúde que tem evoluído significativamente com o avanço da medicina e os resultados de pesquisas e investimentos na área científica é a oncologia.

A Colpocitologia Oncótica clínica é uma área da biomedicina que analisa microscopicamente as características celulares capacitando o biomédico para diagnosticar lesões do colo do útero. Sendo assim, o biomédico que trabalha nessa área consegue proporcionar uma análise acurada sobre o desenvolvimento de um câncer no colo do útero, por exemplo. 

Se você busca constante atualização, sempre procura pelas tendências  e está conectado com as descobertas desse segmento, bem como acompanhar a adoção de novas práticas e procedimentos, siga em frente na sua especialização porque essa é uma área com bastante demanda.

Com a pós-graduação em Colpocitologia Oncótica, o biomédico torna-se especialista em análises e diagnósticos de lesões benignas, precursoras e malignas no colo uterino. 

Hemoterapia e Terapia Celular 

A área da hemoterapia e terapia celular é um ramo da biomedicina que foca no desempenho dos procedimentos que estão diretamente relacionados às atividades e manipulação do sangue, como coleta, processamento e transfusão. Além dessas manipulações, a hemoterapia também abrange os procedimentos terapêuticos relacionados ao sangue. 

Já a terapia celular compreende os procedimentos de obtenção, processamento e transfusão de células progenitoras, além dos processos relacionados à criopreservação e terapias para transplante.

Os biomédicos que se qualificam nesses procedimentos através de uma pós-graduação, possuem grandes chances de conseguirem uma posição promissora no mercado de trabalho, principalmente ao atuar na área de criopreservação e terapias para transplante. 

Achou interessante essas áreas de atuação? Está preparado para dar uma guinada na sua carreira profissional? No nosso blog você confere outras muitas informações que podem ajudar na sua decisão.

biomedicina