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Quais as matérias de uma pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos?
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O Brasil é um dos países que mais consomem cosméticos no mundo, impulsionando a produção e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Para quem é da área de farmácia, química, biologia e engenharia química o setor é uma ótima aposta.
Mas, para tanto, é importante se especializar e uma pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos ajuda e muito! Então, para quem pretende iniciar o curso, neste artigo traremos mais informações sobre as matérias do currículo. Lembrando que é importante escolher uma instituição de ensino referência para estudar.
Pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos: currículo
Durante o curso de pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos, o aluno terá aulas práticas e teóricas sobre todos os processos que envolvem a produção. Em geral, são sete disciplinas.
Fundamentos físico-químico e biológicos para o desenvolvimento de produtos cosméticos:
Nestas aulas, o aluno aprenderá sobre bases anatômica, fisiológicas e bioquímicas (pele, cabelo e anexos humanos), sobre as quais se baseia o desenvolvimento e a utilização de produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos.
Introdução ao desenvolvimento de produtos cosméticos também
Esta disciplina traz informações sobre as leis que regulamentam a produção e venda de produtos cosméticos. Nestas aulas, será possível conhecer os tipos de embalagem; métodos de controle da qualidade, metodologias para determinar a estabilidade, segurança, eficácia e o prazo de validade dos produtos; fornecedores e matérias-primas.
Análise sensorial e olfativa, microbiologia aplicada à área de cosméticos e os requisitos básicos para a seleção e uso de equipamentos e métodos analíticos usados na produção também fazem parte das aulas da disciplina de introdução ao desenvolvimento.
Desenvolvimento das bases e veículos
Na pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos, os alunos também aprenderão mais sobre fórmulas líquidas, emulsões, géis e gel-cremes, pomadas e cápsulas, ou seja, a maneira como os produtos se apresentam para o consumo.
Desenvolvimento e pesquisa de cosméticos específicos para a pele
Nestas aulas serão estudados e desenvolvidos fotoprotetores, dermocosméticos antienvelhecimento, antiacneicos, despigmentantes, anticelulite e antiestrias.
Cosméticos específicos para gestantes e pele masculina também fazem parte dos temas dessa disciplina.
Desenvolvimento e pesquisa de produtos de higiene, perfumes, maquiagem e cabelo
Nesta matéria os alunos terão contato com conhecimento específico para produtos de cabelo como xampus, condicionadores, tinturas e alisantes capilares, de higiene como sabonetes, desodorantes, antiperspirante, depilatórios, perfume e de maquiagem como bases, corretivos, batons e esmaltes.
Gestão de Negócios e Estratégia de Marketing
Além de técnicas e processos, a pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos também traz conhecimentos importantes sobre gestão do negócio.
Portanto, nesta disciplina o aluno aprende sobre plano de marketing e plano de negócios. Comportamento do consumidor, etapas de lançamento de produtos, gestão de projetos e propriedade intelectual também estão no currículo.
São conceitos importantes principalmente para quem ocupa cargos de coordenação e direção.
Metodologia da Pesquisa
Nesta disciplina, o aluno terá orientação sobre diferentes bases de dados de pesquisa científica como Pubmed, Scielo, Embase, Web of Science, entre outros.
Pesquisas sobre conhecimentos comprovados e relevantes na área magistral, avaliação de dados apresentados em um artigo científico e a escrita de artigo pela metodologia Vancouver completam o conteúdo dessa disciplina.
No curso de pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos também há atividades complementares, mas essas são opcionais.
Neste artigo destrinchamos as matérias que compõem a pós-graduação em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. As disciplinas abordam desde a feitura dos produtos até a comercialização deles, passando por questões como legislação. A produção científica também está no currículo, mas é importante salientar que somente em uma instituição de ensino referência o estudante encontra todo esse conhecimento!
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