Quais livros indispensáveis para o biomédico que quer se especializar em Auditoria?

biomédico

A leitura é uma ferramenta importante de atualização e aprofundamento do conhecimento para os profissionais em busca da especialização e, consequentemente, sucesso na carreira. Dessa forma, deve ser uma atividade constante.

Para o biomédico, por exemplo, que está à procura de boas indicações de livros sobre a área de auditoria, esse artigo pode ajudar. Confira a seguir as opções que separamos sobre esse que é um segmento em expansão. Boa leitura!    

O livro “Auditoria em Saúde” é a primeira opção para o biomédico

“Auditoria em saúde”, de Haino Burmester e Marlus Moraes Volney de Moraes, apresenta uma reflexão sobre a utilização das informações da unidade de saúde auditada, o desenvolvimento de processos e padronização dos procedimentos.

Conta um breve histórico dos sistemas de saúde do Brasil, trazendo informações importantes para promover o atendimento de qualidade. Técnicas de auditoria e campos pouco explorados também estão presentes na obra por meio de exemplos práticos e comentários.

Pode ser uma leitura importante para o biomédico que está no início da especialização em auditoria, um setor em expansão.

“Auditoria”: proporciona uma visão geral

“Auditoria”, da série Em Foco é um livro um pouco mais técnico do que o anterior. Ele apresenta as principais normas brasileiras e internacionais de auditoria que podem ser aplicadas nos mais diferentes órgãos públicos e estabelecimentos privados.

A obra aborda conceitos da evolução da auditoria, os seus objetivos, aspectos relacionados com a forma correta de executar auditorias, como montar um plano eficiente, fazer o controle de qualidade e as demonstrações contábeis.

De autoria de Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro Coelho, apesar de não tratar especificamente da área do biomédico, essa obra conta com informações relevantes para serem aplicadas nos sistemas de saúde.

“Gestão da auditoria hospitalar por processos: Gestão orientada por processos” também está indicado

Escrita por Izabel Gondro de Camargo, essa obra foi pensada para propagar o conhecimento de auditoria adquirido por meio de experiências vividas no setor da saúde.

O livro traz relatos de como os hospitais ainda não enxergam certos processos operacionais como ferramentas importantes para uma gestão de qualidade. Durante a leitura, a autora destaca a importância da auditoria interna e a valorização dos profissionais que praticam a atividade e estão cada vez mais em busca do aperfeiçoamento.

Pode ser uma obra bastante interessante para o biomédico, pois apresenta o relato de quem realmente teve a experiência na prática, o que ainda é pouco relatado em livros.

“Fundamentos da Auditoria – a Auditoria Das Demonstrações Financeiras Em Um Contexto Global” completa a lista de sugestões

Outra indicação para o biomédico é a obra de Inaldo da Paixão e Daniel Gomes Arruda, que conta com técnicas e procedimentos imprescindíveis sobre auditoria.

Apesar de não focar na área da saúde, esse livro aponta aspectos fundamentais para o desempenho da atividade como as normas dos órgãos reguladores, técnicas e procedimentos.

Serve como apoio para o biomédico que está fazendo a especialização no setor e deseja entender um pouco mais sobre o universo da auditoria.

A leitura é uma ferramenta importante para o biomédico que está em busca da atualização. Pode ampliar os horizontes e trazer conhecimentos específicos imprescindíveis para uma atuação mais segura e qualificada. Dessa forma confira as sugestões apresentadas aqui, lembrando sempre que cursos de atualização devem ser feitos em instituições que prezam pelo ensino da qualidade com toda a infraestrutura para uma formação mais eficiente.

Que tal saber mais sobre o tema auditoria? Confira no nosso blog.