Quais livros indispensáveis para o biomédico que quer se especializar em hemoterapia e terapia celular?

biomédico

A área de hemoterapia e terapia celular é uma das mais importantes da biomedicina. Nesse setor, o profissional trabalha com todos os processos que envolvem a análise do sangue e das células tronco.

Para que ele desempenhe as atividades com mais eficiência, a recomendação é investir em uma pós-graduação, que possibilita todo o conhecimento aprofundado necessário. Além disso, o biomédico pode complementar os estudos apostando em alguns livros. Confira quais são eles a seguir:

1. “Hemoterapia – Fundamentos e Prática” é uma das indicações de livro para o biomédico

Escrito por José Orlando Bordin, Dante Mário Langhi Júnior e Dimas Tadeu Covas a publicação “Hemoterapia – Fundamentos e Prática” aborda o novo paradigma estabelecido nas últimas décadas no Brasil em relação ao segmento da hemoterapia.

A partir da leitura, a intenção é de que o biomédico amplie o conhecimento sobre os avanços científicos e também de tecnologia relacionados com a hemoterapia.

O livro está dividido em 11 partes, com 69 capítulos. Além dos três autores, há mais 93 colaboradores, todos brasileiros e especialistas no setor.  Essa edição de 2007 é uma ótima opção para o biomédico que está no processo de atualização.

2. “Fundamentos em hematologia” também está entre as recomendações

Autor de “Fundamentos em Hematologia”, Allan Victor Hoffbrand é considerado um dos principais nomes de pesquisas na área. Por isso, a leitura da publicação trará informações importantes para o biomédico interessado em se tornar um especialista no segmento.

Como foram muitos os avanços na área, com a introdução de novas gerações de tecnologias no sequenciamento do DNA, permitindo a detecção de transformações genéticas, adquiridas ou herdadas, o livro recebeu novo conteúdo em sua 7ª edição.

Ele apresenta diagramas, tabelas e ao final de cada capítulo o leitor também encontra um breve resumo. Dessa forma a compreensão dos conteúdos fica ainda mais fácil.

biomédico

3. “Tecnologia de Cultivo de Células Animais: de Biofármacos a Terapia Gênica” trará muito conhecimento

O biomédico interessado em aprimorar o conhecimento na área de terapia celular encontra informações relevantes no livro – “Tecnologia de Cultivo de Células Animais: de Biofármacos a Terapia Gênica”.

A publicação relata a experiência de pesquisadores de diferentes países, apontando os avanços com relação à clonagem e expressão de proteínas heterólogas, ocorridos nas últimas duas décadas.

Também são abordados no livro de Ângela Maria Moraes, Elisabeth F. Pires Augusto e Leda R. Castilho o crescimento e a morte celular, o uso de biorreatores e processos de trabalho com células e seus respectivos produtos, bem como os meios de cultura e metabolismo.

Por todo esse conteúdo, é mais uma publicação que vale a leitura para a formação de qualidade.

Os livros são uma ferramenta importante no processo de atualização profissional. Por isso o biomédico que pretende apostar na especialização em hemoterapia e terapia celular, encontra conteúdos relevantes para a formação de qualidade nas publicações “Tecnologia de Cultivo de Células Animais: de Biofármacos a Terapia Gênica”, “Hemoterapia – Fundamentos e Prática” e “Fundamentos em Hematologia”. Lembrando sempre que o curso de pós-graduação no segmento deve ser feito em uma instituição que preza pela qualidade do ensino.

O que achou das nossas indicações de livros? Se quiser saber mais sobre o setor, confira os outros textos do nosso blog que tem sempre novidades.