Quais os passos para um biomédico trabalhar com Auditoria?

biomédico

Uma das áreas que tem ganhado cada vez mais projeção em todos os segmentos corporativos no Brasil é a auditoria. Já é quase um padrão, encontrar diferentes áreas das empresas de diferentes segmentos do mercado de trabalho que possuem processos auditados.

Isso porque a padronização e o foco na gestão de melhoria constante têm se tornando uma boa prática de mercado, divulgada e adotada pelas empresas. E é justamente visando melhorias os processos e resultados finais das atividades, que cada vez mais a área de saúde tem adotado processos de gestão da qualidade que requerem auditorias.

Deu para ter uma ideia do tanto que essa área tem crescido e se tornando uma grande oportunidade para o biomédico que tem gosto por gestão e qualidade dos procedimentos, não é verdade?

Se você se identificou com essa atividade, continue a leitura porque este post é dedicado para os profissionais que querem descobrir o que é preciso para se tornar um auditor biomédico.

O que é auditoria?

Antes de começar a desvendar o caminho para se tornar um auditor, é preciso entender claramente o que é auditoria.

A auditoria é o processo de avaliação sistemática e independente dos processos e serviços desempenhados e oferecidos por uma empresa. Especificamente para a área de saúde, são os processos adotados por clínicas, laboratórios, hospitais e demais estabelecimentos da área de saúde que prestam atendimento aos pacientes.

Sendo assim, a auditoria cumpre o papel de verificação das atividades adotadas pelo estabelecimento. Ou seja, confere se o que está sendo desenvolvido está em conformidade com os requisitos e padrões exigidos pela legislação do setor, além da normatização nacional e internacional aplicáveis aos processos ou serviços oferecidos pelos estabelecimentos.

biomédico

O que o biomédico precisa para realizar auditorias?

Para atuar como auditor, um dos caminhos mais confiáveis e recomendados é através da qualificação profissional. Desse modo, ao fazer uma pós-graduação em auditoria para biomédicos, é possível se capacitar e especializar para atuar nos processos de auditorias da área de saúde.

Ao se especializar, o biomédico estará apto para interpretar, analisar e verificar exames de análises clínicas, bem como os procedimentos adotados estão em conformidade com o padrão estabelecido como regulação da atividade.

Outra vantagem é o que o profissional ganha conhecimento e capacitação que abrangem suas opções de atuação, podendo ser auditor de hospitais, laboratórios, órgãos públicos de saúde, clínicas de saúde especializadas e demais estabelecimentos de saúde e bem-estar.

Quais as responsabilidades desse profissional?

O biomédico formado em auditoria se torna responsável por controlar e avaliar os procedimentos de saúde do estabelecimento em que foi designado para trabalhar. Ou seja, é o profissional que está dedicado para entender os processos, sugerir melhorias, auxiliar no processo de implantação dos procedimentos, bem como realizar a manutenção dos mesmos.

Todas essas atividades são orientadas através da referência do sistema de gestão da qualidade adotado pela empresa em que está atuando.

Além disso, o profissional que atuará em auditorias também tem a responsabilidade de avaliar os processos e identificar pontos críticos nas instituições de saúde que podem ser aperfeiçoados, beneficiando a qualidade do serviço ofertado pela a instituição.

Você conferiu como é possível se tornar um auditor biomédico e como o mercado de trabalho está recepcionando esses profissionais. Ficou interessado e quer dar esse próximo passo na sua carreira? Confere o nosso blog que está cheio de informações importantes que podem lhe ajudar.