Qual a importância do CRF para os farmacêuticos?

CRF para os farmacêuticos

Depois de alguns anos estudando e aprendendo o ofício, tudo o que os novos farmacêuticos querem é atuar logo no mercado, certo? Mas, antes de começar a carreira profissional, o farmacêutico deve realizar sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado em que irá trabalhar. Vale lembrar que a inscrição deve ser feita independentemente da área de atuação escolhida dentro do mercado farmacêutico.

Entretanto, muitos profissionais ficam na dúvida nesse momento e se perguntam: “Qual a importância do CRF para os farmacêuticos? O que o conselho faz? Por que eu realmente preciso me inscrever?” Vamos te ajudar a entender melhor a importância do Conselho Regional de Farmácia e acabar com suas dúvidas.

O que é um Conselho Profissional?

Todas as profissões são regulamentadas por seus respectivos conselhos profissionais. Os conselhos são instituições públicas, suportadas por lei federal, que regulamentam, normatizam e fiscalizam o exercício da profissão com base nos valores éticos profissionais e melhores práticas da atividade. Além disso, eles determinam parâmetros para atividades ou serviços prestados pela categoria profissional, buscando um exercício sustentável e justo da profissão.

Cada conselho possui um órgão central — o Conselho Federal. Todos os Conselhos Regionais de cada estado estão vinculados ao Conselho Federal. Especificamente, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), bem como os Conselhos Regionais de Farmácia foram criados na década de 60 pela Lei Federal n. 3820 que determina atribuições dos profissionais, além de questões relativas à anuidade, processos de inscrição e suspensão do CRF. Sendo assim, o CRF para os farmacêuticos é importante por regulamentar o exercício da profissão.

Entendendo o Conselho Federal de Farmácia (CFF)

O CFF tem atuação nacional na regulamentação do exercício profissional dos farmacêuticos. Suas principais funções são:

  • Estabelecer os direitos, deveres e a ética farmacêutica;
  • Dar suporte para os CRFs de todos os estados na resolução de problemas e dúvidas;
  • Propor modificações à regulamentação vigente buscando melhorar o exercício da profissão;
  • Fomentar o debate entre os CRFs buscando difundir as melhores práticas do setor e questões relevantes dos profissionais da área de interesse nacional.

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para farmacêuticos:

Pós-graduação em Farmacologia Clínica

Pós-graduação em Fitoterapia Clínica

Pós-graduação em Manipulação Magistral Alopática

Pós-graduação em Manipulação Magistral de Dermocosméticos

Pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

E o que fazem os Conselhos Regionais de Farmácia (CRF)?

Conforme explicamos, cada estado tem seu próprio conselho que deve abranger todo o território estadual. Em consonância com o CFF, o CRF para o farmacêutico é um meio de fomentar a qualidade da assistência farmacêutica à população. Os CRFs trabalham principalmente para:

  • Registrar os profissionais da área expedindo a carteira profissional, habilitando-o para atuar no mercado farmacêutico;
  • Fiscalizar o exercício profissional e aplicar punições às infrações cometidas;
  • Acompanhar se os princípios do exercício profissional e a ética farmacêutica estão sendo cumpridos;
  • Sugerir melhorias na regulamentação dos serviços profissionais ao CFF.

Afinal, qual a importância do CRF para os farmacêuticos?

Agora que as funções foram esclarecidas, é possível entender a importância do Conselho Regional de Farmácia — CRF para os farmacêuticos, além de contribuir com a sociedade ao buscar uma relação ética e respeitosa.

Sendo uma instituição reguladora e fiscalizadora, o CRF é fundamental para a proteção e manutenção dos benefícios e direitos dos profissionais do ramo da farmácia. Além disso, o CRF garante que os serviços farmacêuticos sejam prestados à sociedade por profissionais devidamente habilitados.

O CRF para os farmacêuticos também contribui para o seu aprimoramento profissional, promovendo debates, palestras e cursos, além de divulgar informações e atualizações regulatórias do setor.

Agora que você entendeu sobre a função e atuação do Conselho Regional de Farmácia e a importância de se registrar para atuar no mercado, compartilhe conosco sua experiência! Deixe seu comentário no nosso post.