Qual o conteúdo programático da pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas?

pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas

Conhecer o conteúdo programático do curso de pós-graduação é importante para que o aluno tenha certeza da qualidade do ensino. Afinal, assim é possível perceber se as disciplinas estão de acordo com as atividades relacionadas com a profissão e também com as demandas do mercado.

Para quem é da área da saúde e está planejando fazer uma pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas, neste artigo apresentaremos justamente as disciplinas que serão abordadas durante o curso. Quer saber quais são? Então confira:

Como é a pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas

Antes de abordarmos as disciplinas da pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas, vale explicar um pouco mais sobre o curso que fará a diferença na carreira. Com 360 horas de duração, ele é do tipo presencial, na modalidade lato sensu.

Com aulas práticas e teóricas, a pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas tem como objetivo aprimorar os conhecimentos e capacidades do profissional para executar, interpretar e fazer o diagnóstico laboratorial.

Para se inscrever no curso é preciso ter a formação em biologia, biomedicina ou farmácia.

Curso conta com todas as disciplinas essenciais para formação

A pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas conta com 12 disciplinas que trazem conteúdos importantes para o domínio das atividades em laboratório. Confira as matérias:

 

  • Controle de Qualidade em Análises Clínicas

 

Nesta disciplina o aluno aprende sobre o funcionamento eficiente de um laboratório de análises clínicas, a fim de que ele forneça resultados válidos e com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de doenças.

 

  • Fisiopatologia Básica e Clínica

 

A matéria aponta que para interpretar determinada alteração em materiais biológicos e evidenciar possível patologia é necessário o domínio da fisiopatologia básica e clínica sobre o organismo.

 

  • Hematologia Clínica: avaliação e diagnóstico clínico

 

Aqui o aluno é ensinado sobre o estudo das células de sangue com o objetivo de entender as que são saudáveis e compreender a célula em patologia para diferenciar doenças relacionadas com a parte sanguínea do organismo.

 

  • Bioquímica Clínica e Metabolismo Celular: interpretação

 

Nessa disciplina o aluno estuda as alterações bioquímicas no organismo diante das condições fisiopatológicas e as transformações metabólicas da célula com relação às proteínas, carboidratos e lipídios, compreendendo os processos gerais de integração e regulação metabólica celular.

pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas

 

  • Biologia Molecular Diagnóstica

 

Nesta disciplina, o estudo refere-se ao conhecimento da técnica para garantir a eficiência da mesma, de forma a preparar corretamente todo o material e evitar ao máximo qualquer contaminação capaz de influenciar no resultado e diagnóstico da doença.

 

  • Microbiologia Clínica

 

A matéria traz o estudo dos principais agentes microbianos causadores de doenças infectocontagiosas em organismo humano, destacando-se os aspectos de diagnóstico clínico laboratorial, patogênicos e epidemiológicos.

 

  • Parasitologia Clínica

 

Aqui o aluno tem acesso ao estudo sobre a ação de parasitas no organismo humano, com o objetivo de identificá-los para fazer o tratamento adequado.

 

  • Imunologia Clínica: aplicabilidade clínica e terapêutica

 

A disciplina aborda o estudo sobre os diversos exames realizados para identificar patologias associados ao distúrbio ou ativação do sistema imunológico, detectando os componentes do sistema imunológico, evidenciados devido a determinado desequilíbrio ou perturbação fisiológica no organismo.

 

  • Uroanálise: interpretação e diagnóstico

 

Esta matéria refere-se ao estudo, interpretação e diagnóstico da urina para detectar possíveis patologias associadas ao funcionamento anormal dos rins e trato urinário inferior.

 

  • Toxicologia e Análises Toxicológicas

 

A disciplina traz o estudo dos métodos analíticos para a determinação do abuso de drogas, análise de metais e biomonitoramento em materiais biológicos para detectar a presença toxicológica no organismo, evitando complicações graves mediante a contínua exposição.

 

  • Bioética na Atuação Profissional

 

O aluno aprende nessa disciplina sobre a importância da conduta ética mediante resultados e laudos de sorologia positiva para HIV, Hepatites e outras patologias graves e contagiosas.

  •  Metodologia da Pesquisa Científica

Esta matéria ajuda no desenvolvimento de artigo científico como Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do título.

A importância de escolher uma instituição de ensino de referência

Uma pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas realizada em instituição que preza pela qualidade de ensino oferece uma formação mais qualificada. Por isso, a importância de pesquisar a escola antes de fazer a matrícula.

As instituições realmente preocupadas com a formação além de grade curricular também oferecem qualidade na equipe de docentes e infraestrutura.

Neste artigo trouxemos o conteúdo programático da pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas. O curso conta com disciplinas que abordam temas imprescindíveis para o aprimorando da execução, interpretação e diagnóstico laboratorial. Para ter acesso a essa formação é importante saber escolher um instituição que preza pela qualidade de ensino.

Que tal saber um pouco mais sobre a pós-graduação em análises clínicas e toxicológicas. Confira outros textos como esse em nosso blog.