Qual o salário inicial na área de cosmetologia e ciência da pele?

cosmetologia e ciência da pele

O mercado de estética continua sendo um dos mais movimentados e promissores do país. Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) aponta que o brasileiro destina cerca de 2% do orçamento para produtos de beleza e higiene, sem contar os tratamentos.

Com o mercado aquecido as instituições de ensino têm investido cada vez mais em cursos na área como o de cosmetologia e ciência da pele. A formação no setor não exige alto investimento e o retorno salarial pode ser bastante vantajoso já no começo da carreira, como mostraremos neste artigo. Mas, antes, vamos explicar do que se trata esse nicho.

O que é a cosmetologia e ciência da pele?

A cosmetologia estuda produtos cosméticos compreendendo desde a sua produção, passando pela comercialização e aplicação dos mesmos.

É uma ciência de grande importância porque se preocupa em oferecer o que há de mais tecnológico e eficaz para garantir beleza, sem deixar a saúde em segundo plano.

Por isso, quem se forma em cosmetologia e ciência da pele aprende todos os processos da produção de um cosmético, incluindo as substâncias, efeitos e contraindicações.

Pode ser uma formação complementar para farmacêuticos e todos aqueles que já trabalham com estética.

Onde posso buscar formação?

Com o crescimento da procura por estética e o aparecimento de tecnologias cada vez mais avançadas nesse sentido, há várias instituições de ensino que oferecem formação na área de cosmetologia e ciência da pele.

É importante, no entanto, buscar uma instituição de referência que tenha boa avaliação e garanta certificado para atuação em todo o território nacional.

A especialização, quando bem-feita, é garantia de sucesso profissional, pois quem é capacitado pode oferecer um serviço de melhor qualidade e sem prejuízos à saúde, o mais importante.  

cosmetologia e ciência da pele

Qual o salário inicial de um profissional da área?

A remuneração inicial na área de cosmetologia e ciência da pele costuma ser bastante satisfatória. Mas é importante salientar que o salário não será o mesmo se o profissional trabalhar por conta própria ou como funcionário de uma clínica especializada.

Os autônomos podem ter uma renda acima de R$ 3 mil, já que no geral são necessárias várias sessões para realização de um único procedimento estético.

Para quem tem a possibilidade de investir em uma clínica de cosmetologia e ciência da pele o retorno costuma ser rápido e garantido.

Para ter um bom retorno financeiro

Apesar do valor apresentado neste artigo é importante lembrar que para ter um bom rendimento na área de cosmetologia e ciência da pele é preciso além de formação, muita dedicação.

Como em qualquer outra profissão é importante se atualizar constantemente, buscando novas técnicas e produtos. Além do mais, a segurança e o bem-estar do paciente/cliente, devem vir sempre em primeiro lugar.

Como mostramos neste artigo o valor de salário inicial na área de cosmetologia e ciência da pele vai depender se o profissional atuar por conta própria ou não. Pode chegar em torno de R$ 3 mil, mas muitas variáveis fazem parte deste cálculo como a importância de se manter sempre atualizado!

Se você gostou deste artigo, deixe aqui suas impressões e continue acompanhando as novidades que traremos aqui.