Quanto ganha um biomédico especializado em auditoria?

Um profissional especializado costuma aumentar consideravelmente a sua remuneração. Isso porque conta com um diferencial importante no currículo, além de estar mais bem preparado para realizar as atividades de sua profissão.  

Portanto, o biomédico que investe em uma pós-graduação em auditoria, por exemplo, tem mais chances de conseguir um aumento ou até mesmo ampliar a renda, atuando por conta própria. Ficou interessado em saber mais? Nesse artigo traremos outras informações sobre a remuneração na área.

Entenda um pouco sobre auditoria

A auditoria se refere a um processo de avaliação independente dos procedimentos e serviços oferecidos por uma instituição pública ou privada. No período em que a empresa está sendo auditada, todos os setores passam por uma inspeção com o propósito de constatar falhas e irregularidades com relação à legislação, normas nacionais e internacionais, entre outros quesitos envolvendo a gestão.

O processo de auditoria pode ser interno ou externo. No primeiro caso, os próprios funcionários da empresa, que tenham o devido conhecimento do sistema de gestão de qualidade, podem verificar ou auditar os processos. Com relação a laboratórios e clínicas médicas, por exemplo, esse papel pode caber ao biomédico com especialização em auditoria.

Na auditoria externa o processo é realizado por uma empresa terceirizada com certificado e qualificação, sem qualquer envolvimento interno com o estabelecimento. Nesse caso, todas as atividades são analisadas, com o intuito de constatar se as normas e padrões vigentes pelo sistema de gestão da qualidade estão sendo devidamente aplicadas/respeitadas.

Como é o trabalho do auditor biomédico

O biomédico que atua na área de auditoria é responsável por controlar e avaliar todos os processos que envolvem a gestão de um estabelecimento de saúde. Cabe a ele manter e implementar melhorias de acordo com o sistema de gestão de qualidade adotado.

Biomédico

O auditor biomédico, com a devida formação na área, aplica os seus conhecimentos teóricos nas auditorias em que participa, identificando pontos que exigem atenção com o propósito de sugerir e promover melhorias. Ele ainda pode ser um importante aliado das empresas ou unidades públicas de saúde que desejam um diferencial em sua gestão, contando com uma certificação de qualidade.

Quanto ganha um profissional com essa especialização

A remuneração de um biomédico depende de algumas variáveis, entre elas, a região em que ele atua no país. As médias salariais são diferentes de um estado para outro, sendo que, entre as capitais, Rio e São Paulo oferecem as melhores remunerações, segundo os acordos coletivos.

Um biomédico especializado pode ganhar ainda mais. De acordo com a 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, o aumento costuma ser de no mínimo 10%. Portanto, quanto mais formação tiver o profissional, maior o acréscimo salarial. 

Isso sem levar em consideração o fato de que um auditor biomédico pode investir no próprio negócio, aumentando ainda mais as chances de ter uma ótima remuneração no fim do mês.   Cabe ressaltar que fazer uma pós-graduação em auditoria numa instituição que preza pela qualidade de ensino será fundamental para obter a formação adequada, atendendo às exigências do mercado.

Neste artigo trouxemos informações sobre a remuneração do biomédico com pós-graduação em auditoria. Não há como apresentar um valor específico, mas com a especialização o salário pode ter um acréscimo considerável. Importante destacar a necessidade de fazer a pós em uma instituição que preza pela qualidade de ensino, pois só assim, o biomédico terá a formação adequada.

Que tal saber um pouco mais sobre a área de auditoria na biomedicina? No nosso blog você encontra mais textos como esse. Confira.