Quer se especializar ou mudar de área na biomedicina? Descubra a que mais tem a ver com você

Área na biomedicina

Muitas vezes a área de atuação profissional não é exatamente como se pensava inicialmente e surge a necessidade de mudar. Neste momento, vale refletir a respeito dos objetivos e aptidões para acertar na escolha.

O profissional que deseja se especializar ou mudar de área na biomedicina, mas tem dúvidas de qual teria mais o seu perfil, confere neste artigo algumas opções. Assim ficará mais fácil de identificar o que combina ou não.

Colpocitologia Oncótica: para quem gosta de pesquisa

A colpocitologia oncótica clínica é uma área na biomedicina com grandes oportunidades no mercado de trabalho. Ela está relacionada com a análise microscópica das características celulares e às técnicas de diagnóstico para detectar lesões e determinar o câncer do colo do útero.

Como o número de incidência da doença é grande no país, especialistas da saúde que possam contribuir de alguma forma com o rápido diagnóstico são muito requisitados. Para tanto, a formação na área de colpocitologia oncótica faz toda a diferença, já que possibilita o conhecimento aprofundado de todas as técnicas e metodologias da área.

Sendo assim, se o interesse for atuar em laboratórios e clínicas, esta é uma opção.  

Área na biomedicina

No laboratório: Análises Clínicas e Toxicológicas

O profissional que deseja se aprimorar ou mudar de área na biomedicina, e pretende atuar em laboratórios, pode optar por análises clínicas e toxicológicas. Fazendo um curso de especialização neste setor, o profissional estará ainda mais apto para atuar no diagnóstico e desenvolver habilidades técnico-científicas a fim de aplicar e validar metodologias.

Este profissional pode interpretar exames laboratoriais nos setores da área de análises clínicas com um diagnóstico ainda mais eficiente. É um caminho para os que pretendem atuar na prevenção e tratamento de diversas doenças.

Área na biomedicina

Outra área na biomedicina é a de Hemoterapia e Terapia Celular

Esta também é uma área para quem gosta de pesquisas e análises, uma vez que a  hemoterapia e terapia celular estão voltadas para obtenção, processamento e

transfusão do sangue, abrangendo procedimentos terapêuticos.

Em relação à hemoterapia, o profissional realizará testes sorológicos, transfusões, além da pesquisa de doenças infecciosas. Já no caso da terapia celular, ele deverá ir além da obtenção, processamento e transfusão de células progenitoras, estendendo-se à criopreservação e terapias para transplante.

Desta forma, o profissional que quer mudar de área na biomedicina e opta pelo setor, ao fazer uma pós-graduação específica estará pronto para realizar os processos relacionados ao estudo, análise e diagnóstico dos elementos hematológicos e onco-hematológicos.

Área na biomedicina

Auditoria Biomédica, a chance de empreender

Quem deseja mudar de área na biomedicina para se tornar autônomo tem na  auditoria uma possibilidade.

Durante a especialização em auditoria, o profissional terá contato com disciplinas como auditoria de custos em saúde, assistência em saúde, qualidade e bioética na atuação profissional. Desta forma, terá condições de avaliar os processos aplicados em instituições de saúde, identificando o que precisa ser mudado, alinhando custos e promovendo melhorias.

Área na biomedicina

Neste artigo trouxemos quatro possibilidades para quem deseja se especializar ou até mesmo mudar de área na biomedicina, mas ainda tem dúvidas de qual se encaixa em seu perfil. Cada uma delas tem objetivos diferentes e, ao fazer uma pós-graduação, as chances de sucesso são maiores, uma vez que cada uma proporcionará profundo conhecimento do setor. É importante salientar que o curso deve ser feito em uma instituição que preza pela qualidade de ensino para ter a melhor formação possível.  

O que achou do nosso artigo? Queremos saber a sua opinião. Deixe aqui nos comentários e continue acompanhando o blog.