Resolvendo problemas de ancoragem na Ortodontia

Cirurgiões-dentistas especialistas em Ortodontia conhecem os problemas relacionados com o controle de ancoragem e o direcionamento de força nos tratamentos, especialmente pela profusão de efeitos colaterais indesejáveis advindos das técnicas convencionais. Alcançar a movimentação de determinado grupo de dentes, evitando alterar o posicionamento correto dos elementos que oferecem resistência ao sistema, é ao mesmo tempo o desafio e o principal objetivo dos ortodontistas.

A introdução dos mini-parafusos, ou mini-implantes, e os novos disjuntores na Ortodontia, nos últimos anos, reduziu drasticamente os problemas de inclinação acentuada dos dentes, deiscências, fenestrações e recessões gengivais, entre outros. 

A inovação desses dispositivos reside no tamanho reduzido e no aumento da resistência à força horizontal, produzindo melhores condições de segurança na ancoragem e diminuindo o papel da colaboração do paciente no sucesso do tratamento. A prática clínica vem demonstrando também que o uso de mini-parafusos e disjuntores torna os movimentos mais previsíveis e controlados, além de reduzir o tempo de tratamento.

Em função de suas características reduzidas, esses dispositivos podem ser instalados em pontos estratégicos e possibilitam, inclusive, a execução de movimentos mais complicados. 

Mas, ao mesmo tempo em que a aplicação desses dispositivos apresenta tantas vantagens e benefícios, esses novos materiais, sítios e técnicas de colocação demandam constante atualização para que os desfechos desejados sejam atingidos. Portanto, entender as características, indicações e contraindicações, os tipos e locais de colocação é fundamental para poder realizar o diagnóstico e planejar com sucesso o procedimento clínico. Além disso, é essencial para o profissional ter a experiência clínica-prática para sentir-se seguro em seu consultório.

Nesse contexto, o curso “Mini-parafusos, Disjuntores Muco-suportados e Híbridos Ortodônticos (Avançado)”, da Faculdade Ibeco, atende integralmente aos anseios dos graduados em Odontologia com especialização em Ortodontia (ou cursos de aperfeiçoamento com carga horária superior a 360 horas). O curso contempla todos os fundamentos necessários para a aplicação e o acompanhamento dos pacientes utilizando os dispositivos mais usados atualmente na moderna Ortodontia.