Um profissional de biomedicina pode trabalhar na área de auditoria?

Biomedicina

É crescente o número de empresas em busca das certificações de qualidade com o intuito de oferecer os melhores produtos e serviços. Essa tendência, inclusive, pode ser observada no setor da saúde. Laboratórios e clínicas também têm procurado profissionais para atestar e contribuir com as atividades oferecidas ao público.

Desde 2010, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece a auditoria como uma das atribuições possíveis ao biomédico. Mas, para exercer essa atividade na biomedicina, será preciso tomar algumas medidas, como mostraremos em nosso artigo.

É possível fazer auditoria na área de biomedicina, mas a formação será essencial

Para ingressar no setor de auditoria na biomedicina, é importante que o profissional se qualifique. Apesar de conhecer as atividades realizadas por um biomédico ele, provavelmente, não tem informações específicas para realizar o trabalho como auditor.

Por isso, a sugestão é realizar uma pós-graduação na área de auditoria em biomedicina. O curso desenvolverá habilidades imprescindíveis para auditar com segurança e qualidade. Na grade estão disciplinas como bioética, custos em saúde, assistência em saúde e gestão em saúde (no total são oito matérias a serem executadas no prazo de 360 horas).

Esse conhecimento aprofundado e específico será fundamental para o profissional atuar em qualquer unidade de saúde identificando possíveis falhas na gestão e indicando as soluções mais adequadas.

Como será o trabalho de auditor

Assim como acontece em qualquer processo de auditoria, o biomédico pode trabalhar interna ou externamente. No primeiro caso, o profissional é alguém da própria equipe do estabelecimento de saúde — com a devida qualificação — ou um auditor independente que analisa o sistema de gestão de qualidade internamente. Aqui, é importante frisar que o escolhido para a função não pode estar realizando qualquer atividade auditada, evitando assim conflito de interesses.

Na auditoria externa em biomedicina, a unidade de saúde contrata uma empresa especializada para realizar a função. O objetivo é conquistar a certificação do sistema de gestão de qualidade, ou seja, um selo, que ateste o bom trabalho do estabelecimento.

Interna ou externamente, o processo de auditoria envolve etapas como a confecção de um programa de auditoria, cronograma, preparação, reuniões, análises de cada setor da empresa, emissão de relatórios e o acompanhamento das atividades propostas de melhorias e/ou resolução das inconformidades encontradas.

Por que investir nesse mercado?

A auditoria em biomedicina é um campo interessante e que tem se expandido. Por isso pode ser uma alternativa para quem está buscando algo novo na profissão. É também uma possibilidade para os que desejam abrir uma empresa, investindo na consultoria de auditorias.

Outra vantagem é que o conhecimento na área da biomedicina, aliado ao de gestão da qualidade, torna o biomédico muito mais capacitado para a atividade do que empresas e profissionais que não possuem a formação específica neste setor da saúde.

Neste artigo mostramos que o setor de auditoria pode ser mais uma opção na biomedicina. O mercado está em expansão e o biomédico tem a chance de oferecer um serviço qualificado, seja para a atuação interna ou externa nas unidades de saúde. Importante destacar a formação, pois um curso de pós-graduação na área, em uma instituição que preza pelo ensino de qualidade, fará toda a diferença no desempenho da atividade.

Quer saber mais sobre assuntos como esse na área da biomedicina? Então, confira em nosso blog.