Uma das cirurgias mais comuns feitas pelo Cirurgião Bucomaxilofacial

Dentre as especialidades da Odontologia, a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a responsável por procedimentos cirúrgicos (geralmente no consultório odontológico, mas pode ocorrer em hospitais) utilizados para tratar as doenças e os traumas da face, do pescoço e, claro, da cavidade bucal. 

O Cirurgião Bucomaxilofacial pode, eventualmente, trabalhar em conjunto com outros profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros – quando estão atuando em cirurgias faciais – ou em cirurgias bucomaxilofaciais, em hospitais. Nesses casos, geralmente é necessário o uso de anestesia geral – prerrogativa dos médicos –, mas a condução da cirurgia será feita pelo Odontólogo especializado. 

Entretanto, esse cirurgião também realiza muitos atendimentos em seu consultório ou clínica.

Uma demanda importante atendida por esse profissional é a exodontia dos terceiros molares, ou extração dos “dentes do siso”. Embora seja um procedimento possível de ser realizado por Odontólogos sem a devida especialização, o Cirurgião Bucomaxilofacial está mais preparado para efetuar esse tipo de cirurgia, em função dos conhecimentos e das habilidades obtidos em sua formação.

Apesar de ser muito comum, esse tipo de procedimento pode gerar muitas complicações, caso não seja feito com o planejamento e os cuidados necessários. 

A revisão de literatura da área mostra que os problemas mais comuns enfrentados por profissionais vão de infecções, alveolites e dor, passando por edemas, trismo, injúrias em dentes próximos, além de fraturas ósseas, fraturas de agulha, hemorragias e introdução acidental do dente no interior do seio maxilar.

O procedimento exige um minucioso planejamento da cirurgia visando minimizar o risco de acidentes que podem ocorrer desde o início até o final do procedimento, e de complicações no pós-operatório. 

Portanto, essa etapa de preparação é fundamental para o sucesso da exodontia e exige conhecimentos específicos do Odontólogo. Conforme a revisão citada anteriormente conclui, “é de suma importância que o cirurgião dentista seja qualificado e esteja apto o suficiente para realizar a cirurgia, amenizando assim possíveis acidentes e complicações que podem ocorrer”. 

Assim, a fim de se preparar melhor para esse tipo de procedimento – e muitos outros, claro –, o Odontólogo deve procurar uma especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial reconhecida pelo MEC.  Essa formação irá oferecer, além da carga teórica específica, experiência clínica tanto em instalações adequadas em instituições como em hospitais, pois, como dissemos, o trabalho do especialista pode acontecer nas duas situações.

Conheça agora a Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial que a Faculdade Ibeco oferece e comece a se preparar para esta nova fase da sua carreira profissional!