Usando indicadores nos processos de Auditoria e Gestão em Sistemas de Saúde

O especialista em Auditoria e Gestão em Sistemas de Saúde é responsável por dar assessoria à direção das organizações de saúde realizando a avaliação de diversos processos, sejam administrativos, financeiros, gestão de pessoal ou mesmo da assistência prestada pela instituição. 

Para que possa oferecer relatórios e contribuições, ele utiliza várias ferramentas de avaliação, controle e qualidade, reunindo dados sensíveis da organização – seja um hospital ou outro tipo de unidade de saúde –, fazendo a análise e apresentando um diagnóstico dos fluxos dos procedimentos que ocorrem no local, podendo sugerir ou implementar alterações para otimizar a qualidade do atendimento, aumentar a adesão dos colaboradores e a satisfação da clientela ou reduzir custos.

Um momento importante nesse processo é a definição dos indicadores que serão utilizados para analisar os diversos processos que ocorrem em uma organização. A importância desse momento reside no risco da escolha ou na definição equivocada terem como decorrência a análise incorreta dos processos, ou, no mínimo, uma análise que não responde às demandas da gestão da organização.

Com a definição dos indicadores e a sua validação, será preciso fazer a coleta dos dados para posterior análise. A maneira como se faz a coleta dos dados depende da metodologia utilizada, das ferramentas que o especialista utiliza e de outras variáveis. 

Em determinada fase do processo, o banco de dados disponível será suficiente para avaliar, a partir dos indicadores, a situação da organização naquele momento.

Os gestores da organização, em conjunto com os auditores e gestores em sistemas de saúde, terão algumas situações para lidar a partir da análise dos indicadores. Grosso modo, podem: ficar satisfeitos com os indicadores e com os resultados alcançados pela organização; observar que os indicadores estão razoáveis, mas não se traduzem em resultados esperados; ou, no pior cenário, concluir que os indicadores e os resultados não atingem o esperado. 

No primeiro cenário, os gestores provavelmente irão manter e aprimorar seus processos, embora isso seja o mais difícil de alcançar. No segundo e no terceiro, muitas medidas deverão ser aplicadas, como mudanças radicais em processos, por exemplo. Eventualmente, até a redefinição dos indicadores.

Esse tipo de análise é fundamental em todas as organizações e é constante. Por isso a importância desse especialista no quadro de colaboradores. Não por acaso, organizações de saúde têm buscado continuamente profissionais qualificados.

A maior parte desses especialistas é graduada em outras áreas, não apenas no universo da saúde. Economistas, advogados, administradores, engenheiros – e muitos outros profissionais – podem se especializar nesse campo. É fundamental, claro, estarem ligados à área da saúde.  As competências necessárias para atuar na área são desenvolvidas primeiramente em uma Pós-graduação em Auditoria e Gestão em Sistemas de Saúde como o da Faculdade Ibeco. 

Você gosta de trabalhar com dados e análises? Então esta especialização pode ser perfeita para sua carreira! Venha agora conhecer melhor este curso.