Utilizada por Especialistas em Harmonização Orofacial, Toxina Botulínica pode ter efeitos positivos sobre a depressão

Dentre os mais diversos procedimentos habilitados ao Dentista especialista em Harmonização Orofacial, a aplicação da Toxina Botulínica talvez seja um dos mais conhecidos pela população. A substância, derivada da bactéria Clostridium botulinum sob certas condições, tem várias aplicações terapêuticas e estéticas.

Na Harmonização Orofacial, a Toxina Botulínica pode ser utilizada para amenizar pequenas linhas de expressão e também rugas mais profundas. De outra forma, a toxina também é aplicada para tratar o bruxismo, uma vez que sua ação provoca o relaxamento dos músculos involuntários da região do maxilar, resultando na supressão da mordedura noturna.

Recentemente, porém, pesquisadores vêm levantando dados que podem indicar um efeito positivo da Toxina Botulínica no tratamento da depressão. Ao analisar relatórios de efeitos adversos de 40 mil pacientes que fizeram uso da toxina em oito locais diferentes, os pesquisadores encontraram relatos de melhora dos sintomas da depressão em 40 a 88%, distribuídos em seis dos oito locais de aplicação. 

Os achados da pesquisa ainda são preliminares, os próprios autores do estudo afirmam. A base de dados utilizada, do FDA norte-americano, foi tratada de forma a excluir pacientes que fazem uso de medicamentos antidepressivos, por exemplo. Além disso, segundo os pesquisadores, esta base representa apenas pacientes que relataram algum efeito adverso após o uso da toxina. Portanto, o universo de pacientes que não fizeram relato algum, certamente muito maior, não pode ser incluído no estudo.

Como o estudo é inconclusivo, os autores do estudo levantaram algumas hipóteses para esta relação entre a Toxina Botulínica e a depressão. Uma delas aponta para um possível efeito secundário do tratamento, uma vez que a toxina atua em condições crônicas que se relacionam com a depressão (como o próprio bruxismo e outras patologias da região orofacial, por exemplo).  Assim, com a resolução ou minimização da condição crônica, os sintomas depressivos diminuiriam. 

A correlação entre a Toxina Botulínica e a melhora nos sintomas depressivos ainda precisa ser melhor estudada, mas a comprovação de seus efeitos em outras aplicações terapêuticas e estéticas já está bem consolidada, especialmente na área da Harmonização Orofacial.

E, como falamos, a Toxina Botulínica é apenas uma das diversas ferramentas que o Especialista em Harmonização Orofacial tem à sua disposição! Eletroterapia estética, Fotolaserterapia facial e Carboxiterapia, por exemplo, são outras técnicas que o Cirurgião Dentista irá desenvolver e estará habilitado a aplicar.

Mas, para isso, é preciso uma Pós-Graduação em Harmonização Orofacial, como a da Faculdade Ibeco. Em março de 2021 inicia uma nova turma da Pós-Graduação em Harmonização Orofacial na Ibeco. Não perca tempo e faça já sua matrícula!