Carreira,Cursos e Formação
Você sabe o que é farmacodinâmica?
set
Essa palavra grande — farmacodinâmica — assusta só no tamanho, pois o conceito é fácil de entender. Farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco, os efeitos desejáveis ou colaterais.
Ou seja, a farmacodinâmica estuda a correlação existente entre o fármaco e o organismo, observando quais processos fisiológicos são afetados pelos fármacos, através dos seguintes fatores:
- Local e mecanismo de ação do fármaco;
- Relação entre concentração e proporção do efeito;
- Variação dos efeitos;
- Respostas do organismo.
Como a farmacodinâmica analisa a ação dos fármacos
Conforme a propriedade do fármaco e a administração do medicamento — oral, intravenosa, cutânea, os efeitos podem ser locais, em áreas específicas do corpo a serem tratadas. Após serem ingeridos, injetados ou absorvidos pela pele, os fármacos são absorvidos pelo corpo, entrando, geralmente, na corrente sanguínea, circulando pelo corpo e interagindo com diversos locais alvos. É esse caminho e essas interações que a farmacodinâmica analisa, observando os efeitos desses medicamentos no organismo.
A interação com células, tecidos ou órgãos diferentes dos que estavam destinados para atuação do fármaco para tratamento, pode causar efeitos indesejáveis e colaterais, proporcionando reações adversas. Já a atuação do medicamento no local afetado produz o efeito terapêutico desejado. Essas interações também são analisadas pela farmacodinâmica.
Efeitos analisados pela farmacodinâmica
Os efeitos farmacológicos dos medicamentos são produzidos por meio da ligação dos fármacos a componentes específicos das células e tecidos. Desse modo, a farmacodinâmica analisa a ação dos fármacos nas enzimas, proteínas e receptores celulares.
Esses efeitos causados pelos fármacos podem ser desejáveis, aqueles que são o objetivo do tratamento terapêutico e indesejáveis, que causam reações adversas e efeitos colaterais.
Dentre os efeitos desejáveis estudados estão:
- Interação com enzimas;
- Interação com proteínas estruturais e transportadoras;
- Interações com canais iônicos;
- Ligações com os receptores hormonais, neuromoduladores e neurotransmissores;
- Ruptura da membrana celular do parasita.
Entre os efeitos indesejáveis analisados, pode-se observar:
- Adição química;
- Aumento da probabilidade de mutação das células;
- Dano fisiológico induzido;
- Doenças induzidas por medicamentos;
- Ações simultâneas diferentes;
- Potencialização ou inibição indesejável de substâncias;
- Reações de hipersensibilidade.
Aproveite para conhecer os cursos de especialização para farmacêuticos:
Pós-graduação em Farmacologia Clínica
Pós-graduação em Fitoterapia Clínica
Pós-graduação em Manipulação Magistral Alopática
Pós-graduação em Manipulação Magistral de Dermocosméticos
Pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos
Desse modo, a farmacodinâmica utiliza de modelos e estudos que demonstram o que ocorre desde a administração de um fármaco até seus efeitos perceptíveis, levando em consideração a interação do fármaco com os receptores e proteínas do organismo, bem como seus efeitos.
Fatores relevantes
No estudo da farmacodinâmica alguns fatores do paciente devem ser levados em consideração para os estudos de efeito, sendo eles:
- Idade;
- Predisposição genética;
- Administração de outros medicamentos;
- Ocorrência de disfunções e distúrbios.
Sendo assim, a compreensão das ações dos fármacos no organismo é fundamental para estabelecer o planejamento clínico da administração terapêutica para tratamento do paciente.
Neste artigo, você pode entender o que é a farmacodinâmica e sua importância na administração de medicamentos para a prevenção e melhoria da saúde. Ficou com alguma dúvida? Tem alguma informação para compartilhar conosco? Participe conosco e deixe seu comentário sobre esse tema!