Você sabe o que é Traumatologia Bucomaxilofacial?

A Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial habilita o Dentista a tratar das doenças e traumas na região da cavidade oral, como traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares. 

O Cirurgião Bucomaxilofacial trata dos traumas na região da face decorrentes de acidentes e realiza o diagnóstico, cirurgia e apoio ao tratamento de doenças, traumas, lesões e anomalias, sejam congênitas ou adquiridas, do sistema oral e da região da face. 

Além dos traumas, as doenças que o especialista pode atuar vão desde tumores e cistos nos maxilares, deformidades faciais derivadas de outras enfermidades (como câncer) e distúrbios ou alterações do desenvolvimento, como o prognatismo.

A especialidade no Brasil ainda demanda muito profissionais. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), apenas 1,4% dos Cirurgiões Dentistas é registrado como especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o que representa menos de cinco mil Cirurgiões da especialidade em atividade no país.

Os procedimentos cirúrgicos feitos pelos especialistas podem ser de âmbito ambulatorial ou hospitalar. No primeiro caso é possível realizar cirurgias menores, em geral sob anestesia local. Nesses casos, o Cirurgião Bucomaxilofacial pode executar cirurgias para adaptações protéticas, implantes dentários ou remover pequenos tumores benignos, cistos, lesões ou dentes inclusos, entre outros. 

Por outro lado, cirurgias de grandes tumores, cirurgias ortognáticas ou fraturas faciais, por exemplo, demandam ambiente hospitalar por exigirem mais cuidados e anestesias gerais.

Para atuar como especialista, o Dentista precisa concluir uma Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial como a da Faculdade Ibeco. A especialização, com duração de três anos, garante os conhecimentos e habilidades necessárias para atuar neste importante campo da Odontologia.

Pensando na boa formação cirúrgica dos nossos alunos, a equipe pedagógica, juntamente com a Faculdade Ibeco, disponibiliza aos alunos uma clínica própria completamente equipada (instalada na faculdade), para que possam realizar atendimentos e praticarem seus conhecimentos. Além disso, os alunos fazem atendimentos ambulatoriais hospitalares, e participam de cirurgias eletivas e de urgência em hospitais credenciados a equipe docente, para que possam ter uma vivência mais próxima da realidade de sua atividade profissional.

Para graduados em Odontologia, com CRO ativo, esta é uma ótima oportunidade! Aproveite para conhecer um pouco mais da estrutura da Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade Ibeco e fique atento para a abertura de novas turmas!