A ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA E OS CUIDADOS COM PACIENTES COM CÂNCER

O papel do profissional com especialização em Assistência Multiprofissional em Oncologia é apoiar o paciente com câncer e sua família em todas as extensões das crises, seja física, emocional, social, cultural ou espiritualmente. A pós-graduação nesta área irá preparar o graduado em Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia ou Serviço Social a atuar com qualidade, responsabilidade e ética, oferecendo conteúdos científicos e a experiência dos docentes.

O tratamento oncológico traz, por si só, diversos desafios para o paciente, a família e mesmo para as equipes de saúde. Em momentos como o que vivenciamos atualmente, a pandemia da COVID-19, os cuidados em relação aos pacientes com câncer devem ser redobrados.

Os profissionais que atuam nas equipes oncológicas multiprofissionais vêm adotando várias medidas para minimizar os riscos de contágio desses pacientes pelo novo coronavírus, uma vez que essas pessoas têm mais propensão a desenvolver sintomas graves em caso de contrairem a doença.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), por exemplo, implementou medidas restritivas de circulação de pessoas, visitas a pacientes internados, adiamento de consultas controle dos ambulatórios, assim como de exames de vários tipos que não sejam urgentes. 

Da mesma forma, recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) orientam para cuidados que pacientes, familiares e equipes devem adotar na vigência da crise. Por exemplo, pessoas que moram ou convivem com pacientes oncológicos devem evitar contato caso apresentem qualquer sintoma suspeito de gripe. Assim como evitar contato com outras pessoas que apresentem esses sinais.

É preciso que pacientes, familiares e equipes multiprofissionais fiquem atentos para os sintomas suspeitos, como febre, coriza, tosse seca e falta de ar.

Pacientes oncológicos devem, na medida do possível, evitar a circulação – inclusive adiando consultas e exames de rotina, caso não haja nenhuma recomendação médica em outro sentido. Por outro lado, não devem interromper o tratamento oncológico em curso, procurando conversar com a equipe sobre a melhor maneira de manter o tratamento. 

Os profissionais com especialização em Assistência Multiprofissional em Oncologia têm, como sempre, importância fundamental neste momento para orientar os pacientes e familiares. A condução e a orientação adequada de cada caso serão essenciais para um desfecho favorável e a superação desta crise.

Você tem interesse em atuar neste campo? Então comece a se preparar desde já e conheça a Pós-Graduação em Assistência Multiprofissional em Oncologia da Faculdade IBECO.