As várias faces da Fisioterapia

A Fisioterapia é uma das profissões da Saúde com mais possibilidades de atuação. O Fisioterapeuta pode se especializar em 15 tipos diferentes de áreas dentro do escopo da categoria, todas elas reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Como definição geral da profissão, o próprio COFFITO ensina que a Fisioterapia “é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas. Fisiológicas, patológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas, cinesioterápicas, além das disciplinas sociais e comportamentais”.

Portanto, a própria definição da Fisioterapia é muito mais ampla do que o senso comum costuma interpretar – o profissional que aplica instrumentos e promove exercícios para amenizar dores musculares.

Claro que a Fisioterapia é muito mais do que isso. E ainda possibilita a especialização em diversas áreas, como a Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia em Acupuntura, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia em Gerontologia, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia em Oncologia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia em Osteopatia, Fisioterapia em Quiropraxia, Fisioterapia em Saúde da Mulher e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Dentre elas, a Fisioterapia Dermatofuncional tem sido uma das mais procuradas pelos Fisioterapeutas. Essa especialização atua nas disfunções dermatológicas, endocrinometabólicas e alterações não estritamente estéticas. Muitos dos recursos estéticos utilizados por outros profissionais são dominados pelos Fisioterapeutas, tanto prática quanto teoricamente. Assim, foi criada a especialidade dentro do seu escopo de atuação, que possibilita a recuperação físico-funcional de indivíduos com disfunções do sistema tegumentar e linfático, viabilizando a melhora e a restauração desses tecidos.

A Fisioterapia Dermatofuncional também é bastante atrativa porque permite atuar com públicos-alvo de outras especialidades, dentro do seu foco, como idosos, pacientes oncológicos, pacientes com queimaduras graves ou em pós-operatório.

Como toda especialização, é necessário concluir uma Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional, como a da Faculdade Ibeco, para poder se habilitar a trabalhar como Dermatofuncional.

A Pós-Graduação prepara o futuro especialista para realizar tratamentos complementares no pós-operatório de cirurgias plásticas reparadoras ou estéticas, executar procedimentos estéticos faciais e corporais e muitos outros procedimentos e tratamentos.

Conheça melhor a Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da Faculdade Ibeco e venha se especializar com a gente!