Carreira,Empreendedorismo
É possível empreender na área de biomedicina?
set
Ao pensar em empreendedorismo muitas pessoas acreditam que o tema nada tem a ver com a área de biomedicina. Afinal, de que forma um biomédico poderia se tornar empresário sem fugir do seu setor de atuação?!
A verdade é que o profissional da biomedicina interessado em investir no próprio negócio tem sim muitas possibilidades além de trabalhar em clínicas ou laboratórios.
Para tanto, a primeira dica é pesquisar o mercado de trabalho e tentar encontrar um nicho que seja promissor. Para saber mais sobre o tema, continue acompanhando o nosso artigo!
Como encontrar uma área de biomedicina para empreender
Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), quem se forma na área tem 35 habilitações diferentes para escolher, que vão desde análises clínicas à estética.
Todas as opções podem ser promissoras, uma vez que o sucesso profissional depende muito do quanto o biomédico se dedica. No entanto, há setores com maiores probabilidades de sucesso para quem deseja empreender.
Na área de biomedicina, uma das possibilidades é investir em auditoria. Ao fazer uma especialização no setor, o profissional estará totalmente capacitado para avaliar os procedimentos realizados em unidades de saúde.
Dessa forma, poderá abrir o próprio empreendimento tornando-se um consultor, afinal, a partir de sua avaliação, conseguirá prestar orientação, identificando o que precisa ser mudado, alinhando os custos e, assim, promovendo melhorias.
Sendo assim, a área de biomedicina e o empreendedorismo são totalmente compatíveis.
Aproveite para conhecer os cursos de especialização para Biomédicos:
Pós-graduação em Auditoria para Biomédicos
Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular
Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica
Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas
A importância de se especializar para empreender
Depois de identificar um nicho promissor dentro da área de biomedicina, o próximo passo é se especializar. O conhecimento será fundamental para conquistar o sucesso.
Neste sentido, uma pós-graduação fará toda a diferença. Para os que desejam apostar no setor de consultoria, o curso de auditoria oferece todo o conhecimento necessário.
Nesta especialização o profissional terá contato com as disciplinas: introdução à auditoria em saúde; auditoria de custos em saúde; auditoria de assistência em saúde; auditoria de qualidade; bioética na atuação profissional.
A partir desta formação, o biomédico poderá aplicar o conhecimento teórico nos serviços de auditoria, identificando os pontos críticos nas instituições de saúde com a finalidade de alinhar custos e promover melhorias.
Também desenvolverá competências para que consiga estruturar processos para ações de auditoria em hospitais, laboratórios, órgãos públicos e clínicas, tornando-se qualificado como consultor.
Como escolher uma especialização para se tornar empresário
Para escolher a pós-graduação mais adequada é necessário buscar uma instituição de ensino de referência. Ela deve oferecer cursos que realmente preparem o profissional para a realidade do mercado.
Na área de biomedicina vale analisar a grade curricular para checar se ela possui disciplinas voltadas para quem deseja empreender, além dos conteúdos específicos.
Além do mais, uma boa instituição oferece toda a infraestrutura e corpo docente compatíveis com o mercado.
Para quem está ou vai entrar na área de biomedicina e quer empreender, a dica é procurar um nicho promissor e, na sequência, buscar a especialização, por meio de uma pós-graduação em uma instituição de ensino de referência. Desse modo, as chances de obter sucesso serão enormes.
Gostou deste tema? Tem mais sugestões? Deixe aqui nos comentários e continue acompanhando o blog.