O que faz um dentista especializado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial?

Como é o trabalho do especialista bucomaxilo?

Imagine que uma pessoa perca um dente em uma queda ou sofra um acidente e precise reconstruir parte da face, ou mesmo alguém que precise de uma cirurgia para minimizar os problemas com a articulação temporomandibular. Em todos esses casos, e em muitos outros, é o dentista especializado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial que poderá ajudar. A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) é uma especialidade odontológica que utiliza procedimentos cirúrgicos (geralmente no consultório odontológico, mas pode ocorrer em hospitais) para tratar as doenças e os traumas da face, do pescoço e, claro, da cavidade bucal.

O profissional pode atuar tanto no consultório quanto no atendimento de urgências e emergências hospitalares. Entretanto, o especialista bucomaxilo também faz cirurgias ortognáticas, que corrigem as alterações nas estruturas ósseas maxilofaciais buscando um padrão mais harmônico e trazendo melhorias na morfologia, na função e na estética.

Mas para se tornar um dentista bucomaxilofacial é necessário um treinamento específico, que deve ser feito com profissionais experientes. A formação é feita por meio de um programa de pós-graduação, como uma residência ou especialização, com vivência hospitalar. O dentista já graduado irá entrar em contato com procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, incluindo diagnóstico, técnicas e habilidades de sedação e anestesia, tratamento de infecções, deformações e lesões, além do controle da dor.

Após a formação, ele poderá trabalhar em conjunto com médicos clínicos e cirurgiões, cada um atuando em áreas específicas. Muitos hospitais mantêm dentistas bucomaxilofaciais em seu corpo clínico a fim de atender os casos que exigem o conhecimento desse profissional.

O especialista faz também extrações mais difíceis de dentes retidos ou comprometidos e de raízes residuais. Pode também realizar tratamento de cistos ou tumores benignos, fazendo inclusive a biópsia.

Outra possibilidade de destaque na área é a reconstrução de estruturas ósseas e da gengiva, preparando o paciente para receber implantes dentários.

A especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, sem dúvida, amplia as possibilidades de gengiva, do dentista sendo, dessa maneira, uma ótima opção para quem procura se destacar no mercado de trabalho. Mesmo porque o especialista bucomaxilofacial tem a prerrogativa de tratamento em muitos casos, como doenças e tumores na boca, a cirurgia ortognática e enxertos.

O curso dura entre dois e três anos e possibilita, além do aprendizado, a convivência com profissionais experientes e colegas da área, estabelecendo um importante networking.

Ainda em relação ao mercado de trabalho, a especialidade conta com pouquíssimos profissionais habilitados no país. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), menos de 6.000 profissionais possuem a especialização, num universo de quase 120 mil odontólogos registrados no Conselho, representando apenas 5% dos dentistas brasileiros.

A especialidade é protegida pelo CFO, que baixou uma resolução em 2010 garantindo a autonomia no exercício das atividades. Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça, desde 2007, a autorização dos procedimentos de internação e exames solicitados pelo profissional, possibilitando que o paciente seja atendido quando necessário.

Um amplo leque de atuação, poucos profissionais habilitados e oportunidades de trabalho além do consultório. Esse é o cenário que o especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial irá encontrar. Agora você só tem que conhecer o curso certo para se qualificar e desenvolver sua carreira!