Quais especializações um biomédico pode fazer?

É comum encontrar profissionais formados em biomedicina buscando alternativas para se destacar no mercado e conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Um caminho certo para conseguir essa projeção na carreira é mantendo-se constantemente atualizado sobre as melhores práticas adotadas pelo segmento de atuação. Desse modo, fazer uma especialização pode ser o diferencial que estava faltando na sua carreira como biomédico.

É possível encontrar boas opções e diferentes cursos de especialização para incrementar a sua experiência profissional. Vale destacar que a instituição de ensino tem peso nessa sua escolha. Fique atento e opte por uma instituição que leve a sério os cursos oferecidos, prezando pela qualidade, relevância e atualização dos temas das especializações.

A seguir, você confere quais as especializações que um biomédico pode fazer para manter-se atualizado e competitivo no mercado de trabalho.

1) Pós-graduação em Auditoria Biomédica

Cada vez mais a área de saúde tem prezado pela qualidade dos processos e procedimentos adotados pelas instituições de saúde, sendo elas hospitais, clínicas, laboratórios e demais órgãos públicos de saúde. Desse modo, para conquistar essa qualidade nos procedimentos, as instituições têm implementado e adequado seus processos ao Sistema de Garantia de Qualidade.

Sendo assim, o biomédico formado que deseja se especializar nesse segmento tem um mercado bastante promissor, tornando-se um auditor biomédico. Nessa especialização, você vai desenvolver competências técnicas que irão lhe capacitar para atuar nas atividades de controle, avaliação e auditoria de sistemas de saúde.

2) Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica é uma das especializações para o biomédico

Colpocitologia oncótica trata-se do estudo e análise microscópica das características celulares. Também compreende o desenvolvimento de técnicas de diagnóstico que são utilizadas para rastrear e diagnosticar lesões no colo do útero que podem gerar um câncer.

Sendo assim, um biomédico pode se especializar nessa área, que está em plena ascensão no momento, uma vez que sua formação profissional na graduação já proporciona um background intenso para o entendimento do corpo humano, qualificando ainda mais o profissional para atuar nesse segmento.

 

Aproveite para conhecer os cursos de especialização para Biomédicos:

Pós-graduação em Auditoria para Biomédicos
Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular
Pós-graduação em Colpocitologia Oncótica
Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

3) Pós-graduação em Hemoterapia e Terapia Celular

O biomédico que optar por fazer uma especialização em Hemoterapia e Terapia Celular irá se preparar profissionalmente para lidar com processos relacionados à obtenção, processamento e transfusão do sangue, abrangendo ainda procedimentos terapêuticos.

O profissional irá se qualificar para atuar na análise laboratorial da hemoterapia, realizando testes sorológicos para os processos transfusionais, além de poder atuar no setor de pesquisa de doenças infecciosas.

Além disso, o biomédico poderá atuar no processamento e transfusão de células progenitoras, na criopreservação e nas terapias de transplante. Cada vez mais esse segmento do mercado tem demandado profissionais qualificados para atuarem nos procedimentos que envolvem o processamento do sangue e análise celular.

4) Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

Outra opção de especialização para o biomédico é a pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas. Essa especialização vai qualificar o profissional ainda mais nos procedimentos que envolvem execução, interpretação e diagnóstico laboratorial.

Com o avanço constante da tecnologia, os procedimentos têm se modernizado e diferenciado cada vez mais. O biomédico que acompanhar essas tendências irá facilmente se destacar no mercado de trabalho, auxiliando no diagnóstico de doenças infecciosas.

Você pode conferir algumas especializações que podem auxiliar o biomédico a se destacar no mercado de trabalho através da atualização e qualificação.

Confira outras informações relevantes para se tornar um profissional diferenciado no mercado de trabalho no nosso blog.