Atuação do Fisioterapeuta Dermatofuncional na Pós-Cirurgia Plástica

O Fisioterapeuta Dermatofuncional é um dos profissionais que com muita importância no acompanhamento de pacientes que se submetem a cirurgias plásticas corporais e faciais. Sua relevância é evidenciada pela contribuição que sua atuação oferece no resultado final do procedimento, diminuindo o tempo de repouso, acelerando a recuperação, reparando a funcionalidade da derme e da musculatura, no restauro do fluxo sanguíneo e linfático, além da fundamental prevenção de aderências e fibroses.

Em condições pós-cirúrgicas, eventualmente ocorrem episódios clínicos comuns, como hematomas, edemas, fibroses e outros tipos. Por isso o Fisioterapeuta Dermatofuncional deve ser capaz de avaliar o paciente de forma holística, identificando complicações ou atuando de forma a preveni-las. 

Assim, esse especialista fará o acompanhamento pós-cirúrgico de procedimentos estéticos ou reparadores de forma global, utilizando critérios objetivos, baseados em evidências científicas.

Mas o Fisioterapeuta Dermatofuncional também tem um papel fundamental no pré-operatório! Tendo em vista que o corpo irá sofrer diversas lesões no processo cirúrgico, o profissional participa do processo anterior à cirurgia no trabalho de conscientização e orientação do paciente, no planejamento do acompanhamento pós-cirúrgico, aprofundando seu conhecimento das demandas que o paciente apresenta e, de modo geral, fazendo a coleta do histórico de saúde do paciente, levantando dados que o auxiliará em todo o acompanhamento.

Em resumo, o acompanhamento pós-operatório deve se iniciar, de fato, no período anterior à cirurgia. E, principalmente, o Fisioterapeuta Dermatofuncional precisa estar muito preparado para realizar esse importante trabalho.

Graduados em Fisioterapia que têm interesse em atuar na área precisam concluir um curso de Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional, pois o título reconhecido pelo MEC é imprescindível segundo o Conselho da categoria.

O mercado é muito amplo, uma vez que o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, segundo pesquisa de 2019 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), com cerca de 1,5 milhão de procedimentos cirúrgicos estéticos – o que não inclui as cirurgias de caráter reparador.  Portanto, é o momento de aproveitar esse nicho promissor da área da saúde e investir em sua formação! Conheça a Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da Faculdade Ibeco e comece a se preparar. As próximas turmas têm início em fevereiro e março do ano que vem. Organize seu futuro a partir de agora, matricule-se e faça sua carreira crescer!