Tecnologia facilita o trabalho do Cirurgião Bucomaxilofacial

As últimas décadas assistem o avanço de novas tecnologias, tanto na área de hardware quanto em software, em praticamente todos os campos. Todos os anos são lançados novos equipamentos, aplicativos, softwares e insumos, sem mencionar o progresso da Inteligência Artificial.

A área da saúde, claro, também participa desse movimento de inovação, com a incorporação de tecnologias de todos os tipos. Na Odontologia, por exemplo, destaca-se o uso de tecnologias virtuais para o planejamento de cirurgias ortognáticas.

Essas cirurgias demandam um preciso planejamento para atingir o objetivo de corrigir distúrbios dentoesqueléticos visando a melhoria funcional e estética do paciente. Assim, os Cirurgiões Bucomaxilofaciais têm utilizado novas tecnologias virtuais desenvolvidas especialmente para auxiliar no planejamento desses procedimentos. 

Entre as vantagens, os profissionais mencionam a praticidade e a rapidez conferidas pelos softwares, diminuindo também o tempo dispensado pelo cirurgião nesta tarefa tão fundamental. As tecnologias virtuais também oferecem mais controle ao profissional, agregando maior previsibilidade e trazendo mais confiança no momento da cirurgia. 

O uso dessas tecnologias possibilita, por exemplo, a visualização de toda a dinâmica do esqueleto facial, além de ser possível a montagem de guias cirúrgicas com o uso de impressoras tridimensionais (3D). Esse planejamento 3D proporciona a incorporação da terceira dimensão e o Cirurgião Bucomaxilofacial pode alterar o tamanho da estrutura anatômica virtualmente, interagindo com a estrutura óssea, mas sem perda da precisão das imagens e medidas.

De modo geral, a utilização dessas tecnologias demonstram muitas vantagens como “tempo de trabalho reduzido durante o planejamento e execução, viabilidade clínica, melhor precisão no diagnóstico e plano de tratamento, armazenamento de dados, confecção de guias cirúrgicos que auxiliam no procedimento e avaliação satisfatória dos resultados pós-operatórios”, segundo uma revisão de literatura este ano*.

Todavia, essas tecnologias são inúteis se o Cirurgião Bucomaxilofacial não tiver todo o domínio das bases da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial! Portanto, a conclusão de uma Pós-Graduação de excelência na área, como a da Faculdade Ibeco, é essencial.

Nessa especialização, o Odontólogo irá desenvolver todas as habilidades necessárias para se tornar um Cirurgião Bucomaxilofacial de destaque e estará apto a absorver essas novas tecnologias, aproveitando todas as suas vantagens, transferindo-as também aos seus pacientes, que também se beneficiam dos melhores resultados.

Em março de 2021, uma nova turma da Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade Ibeco irá começar. Aproveite agora mesmo, conheça as condições especiais para a matrícula e comece a aprimorar sua carreira!