O Cirurgião Bucomaxilofacial e as cirurgias pré-protéticas

O Cirurgião Bucomaxilofacial é o especialista responsável por diversos procedimentos cirúrgicos, trabalhando em equipes multidisciplinares ou no consultório. Dentre suas atribuições, encontram-se a realização de implantes, enxertos, transplantes e reimplantes; biópsias; cirurgia com finalidade ortodôntica; cirurgia ortognática e cirurgia com finalidade protética. Hoje vamos falar um pouco sobre essa última ou, mais especificamente, sobre as cirurgias pré-protéticas.

  Cirurgias pré-protéticas são, basicamente, cirurgias que dão suporte para a reabilitação protética (próteses funcionais e/ou estéticas). Trata-se de uma série de procedimentos cirúrgicos que visam preparar a arcada dentária para que tenha condições de receber uma prótese fixa ou removível, total ou parcial.

Eventualmente, pacientes que necessitam da instalação de próteses dentárias por motivos estéticos, ou mesmo funcionais, não apresentam condições adequadas para a sua implantação adequada. Os motivos podem ser diversos, como a existência de tecidos indesejáveis, a necessidade de preparação ou correção das estruturas que receberão a prótese, de forma que a instalação seja melhor adaptada e tenha uma boa manutenção e estética. As intervenções podem ser em tecidos moles ou ósseos, embora muitas vezes seja necessária a intervenção em ambos.

O Cirurgião Bucomaxilofacial irá avaliar e planejar a cirurgia de forma que prepare o paciente para estar nas condições necessárias para a instalação das próteses. Assim, ele deverá garantir que não haja condições patológicas intra e extraorais, uma relação apropriada entre os maxilares, ausência de tecidos moles ou ósseos protuberantes ou áreas pontiagudas, entre outras características.

A avaliação, o planejamento e a realização dessas cirurgias demandam profundo conhecimento e técnicas que o Odontólogo deve adquirir por meio de uma pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial como a oferecida pela Faculdade Ibeco.

Por um período de três anos, com aulas uma semana por mês em período integral, o graduado em Odontologia irá se preparar para realizar todos os procedimentos relativos à área, podendo exercer a profissão em ambientes ambulatoriais e hospitalares, pois o curso inclui vivência hospitalar, para garantir que o profissional atue com segurança e convicto de que está preparado para o mercado de trabalho.

Continue nos acompanhando no blog, porque voltaremos a falar sobre esta importante especialidade da Odontologia.