O necessário marketing pessoal do dermaticista

Já falamos aqui no blog sobre o dermaticista, uma especialização voltada para portadores de diploma de graduação na área da estética (bacharel ou tecnólogo) ou graduados em outras áreas, desde que tenham concluído o curso Técnico em Estética, para quem tem interesse em atuar nesse campo. Essa pós-graduação faz os profissionais se aprofundarem em mais técnicas e conhecimentos para atender os clientes de maneira mais qualificada.

A área é especialmente atrativa no Brasil,  porque somos o 4º país consumidor mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, representando 6,2% do mercado global, ou seja, o mercado voltado para a estética e o autocuidado é muito sólido.

O dermaticista é um dos importantes agentes desse mercado, pois atua diretamente com tratamentos de beleza aliados à saúde, prescrevendo, realizando e acompanhando procedimentos que promovem a melhoria da aparência e, por consequência, da qualidade de vida dos clientes.

Assim, ele é responsável por aplicar o tratamento que trará o melhor resultado para seus pacientes, e também orientá-los no uso de diversos produtos cosméticos.

Dessa forma, o conhecimento aprofundado e consistente dos processos químicos e bioquímicos envolvidos nos protocolos estéticos, embasados cientificamente, garante ao dermaticista especializado a segurança para o uso e a recomendação ideal dos recursos em todos os tratamentos profissionais.

O campo de trabalho desse especialista é amplo, e sua atuação pode se dar tanto como autônomo, vinculado a uma clínica ou salão – seja como funcionário ou como responsável técnico –, ou mesmo em clínicas próprias, spas, atendimento domiciliar, hospitais e até em resorts e cruzeiros marítimos.

E, ao mesmo tempo que prescreve e realiza os tratamentos, o dermaticista pode atuar também como revendedor de produtos, aumentando suas possibilidades de renda. 

A partir da experiência e das habilidades demonstradas no exercício dos tratamentos, o profissional irá conquistar cada vez maior autoridade para a recomendação dos produtos cosméticos, podendo representá-los sem receio.

Esse lado da atuação pode ser feito de diversas formas, seja no atendimento presencial, em sua clínica ou em outro local de trabalho, seja virtualmente – especialmente neste momento de quarentena. 

Além disso, muitos dermaticistas criam canais de comunicação com seus pacientes nas redes sociais, produzindo pequenos programas, lives e outros eventos para apresentar novos produtos, sugerir usos e orientar um número ainda maior de pessoas.

Claro que não adianta criar um canal no YouTube e começar a falar sobre o tema. É fundamental ter conhecimento sobre produtos e tratamentos e, principalmente, ter muito cuidado com as recomendações, pois a credibilidade do profissional é um dos maiores valores que precisam ser preservados.

Assim, o dermaticista precisa ter uma sólida formação, escolhendo com muita atenção a pós-graduação que irá prepará-lo para essa carreira. O curso precisa garantir a melhor formação, com informações atualizadas e sempre com muito rigor acadêmico e científico.

Você segue algum dermaticista nas redes? Já pensou em se tornar um influente dermaticista? Conte para nós e continue nos acompanhando aqui no blog!