Os avanços dos nutricosméticos e nutracêuticos

A Saúde é uma das áreas da ciência que mais produz conhecimentos e avanços tecnológicos. Um exemplo disso é o desenvolvimento de diversas vacinas contra o novo coronavírus em tempo recorde. Dentro da Saúde, o campo da Estética apresenta há muitos anos intenso progresso e investimentos em novos produtos, técnicas e tratamentos dermatológicos, tanto faciais como capilares e corporais.

Entre os responsáveis por esses avanços estão muitos farmacêuticos que se dedicam à pesquisa em instituições públicas e privadas, além, é claro, de outros profissionais.

Porém, farmacêuticos podem, além de participar do desenvolvimento desses novos produtos, também aplicá-los em seus clientes quando se especializam em Farmácia Estética.

Afinal, graduados em Farmácia podem realizar pós-graduação específica para a formação de farmacêuticos estetas, pois esses profissionais têm autorização para executar alguns procedimentos que outras categorias profissionais não podem. Em 2013, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou a Resolução CFF nº 573/2013, que autoriza o farmacêutico a exercer a saúde estética, seja atendendo, seja assumindo a responsabilidade técnica por estabelecimentos que executam atividades afins.

Nessa área de desenvolvimento de novas técnicas, podemos destacar os nutricosméticos e nutracêuticos para a estética, que vem evoluindo muito nos últimos anos. Seu uso é cada vez mais frequente visando auxiliar os resultados nos procedimentos estéticos, sejam eles faciais, sejam corporais.

Nutricosméticos, de modo geral, são produtos com capacidades antioxidantes, promovendo um efeito de redução na formação dos radicais livres e, por consequência, podem prevenir e desacelerar o processo de envelhecimento e os danos causados pelas intempéries. Nutracêuticos, por sua vez, são suplementos alimentares que utilizam determinados compostos bioativos com características benéficas dos alimentos e promovem a revitalização dos tecidos. 

Para utilizar esses compostos, entretanto, o farmacêutico precisa conhecer bastante as indicações, as contraindicações e os cuidados nas indicações, além da legislação que envolve os produtos. Esses e outros conhecimentos são abordados na pós-graduação em Farmácia Estética, a formação necessária para o profissional utilizar esses produtos.