Os cuidados com os pacientes pelo cirurgião bucomaxilofacial

A atuação do cirurgião bucomaxilofacial é bastante ampla e complexa, passando pelas cirurgias de emergência — em situações de acidentes, por exemplo — por extrações de terceiros molares; ou correções nos ossos da região da boca, como na cirurgia ortognática.  

Em todas essas situações, o cirurgião bucomaxilofacial precisa estar atento para realizar uma minuciosa anamnese, uma vez que o histórico clínico do paciente pode ajudar a prever eventuais complicações no pós-operatório e, dessa forma, ajudar o cirurgião a planejar o cuidado necessário ao paciente.

Para se ter uma ideia, um estudo que avaliou quase mil prontuários de pacientes que foram submetidos a cirurgias que visavam a exodontia encontrou evidências que relacionavam algumas enfermidades sistêmicas e complicações no pós-operatório.

No levantamento feito pelo estudo, mais da metade dos casos analisados apresentaram alterações no pós-operatório (56,3%). Dentre esses casos, a prevalência maior se deu em pacientes com histórico de hipertensão (24%), pacientes tabagistas (20%) e pacientes com diabetes (11%). 

Entre as complicações mais encontradas estavam dor (34%), inflamação (19.8%) e episódios de hemorragia (13,2%).

A pesquisa também apontou que pacientes hipertensos tendem a mencionar mais, no pós-operatório, sintomas de dor, enquanto os pacientes fumantes tendem a relatar mais casos de inflamação exacerbada e pacientes com diabetes apresentar mais casos de alveolite.

Assim, o conhecimento do histórico do paciente é fundamental para o planejamento e a execução dos procedimentos cirúrgicos e no acompanhamento pós-operatório. Todo esse processo demanda conhecimentos e habilidades essenciais que somente o ensino do dentista na graduação não contempla inteiramente.

Por isso a formação necessária para exercer essa especialidade é bastante exigente. O profissional graduado em Odontologia que desejar empreender na área terá que, indispensavelmente, realizar uma Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial reconhecida pelo MEC, como a oferecida pela Faculdade Ibeco.

A Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade Ibeco irá oferecer, além da carga teórica específica, experiência clínica tanto em instalações adequadas dentro da instituição como em hospitais, uma vez que o trabalho do especialista pode acontecer nas duas situações.  

Para graduados em Odontologia, com CRO ativo, essa pode ser uma ótima oportunidade de aprimorar sua formação e desenvolver ainda mais a carreira profissional. Aproveite para conhecer um pouco mais da estrutura da Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.