Pós-Graduação em Ortodontia: especialidade é mais ampla do que muitos pensam

Em geral, quando pensamos em Ortodontia, logo nos lembramos de aparelhos ortodônticos, borrachinhas coloridas e dentes desalinhados. Essa especialização, porém, vai muito além dessa – importante, claro – função.

Os Odontólogos especialistas em Ortodontia, ou Ortodontistas, realizam um trabalho mais profundo com relação à prevenção e tratamento das disfunções dentofaciais, ou seja, os problemas relacionados ao desenvolvimento, amadurecimento e crescimento da face, dos arcos dentários e, por consequência, também da oclusão. Além disso, esse profissional não atende apenas crianças e adolescentes – indivíduos que estão em desenvolvimento –, mas também pode atuar em diversos problemas vivenciados por adultos e que são tratáveis pela Ortodontia.

Em razão disso, o mercado para esses profissionais é um dos mais pujantes do setor, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), e não apenas no país. Em termos mundiais, o mercado ortodôntico é o 4º maior no ranking de higiene bucal. No Brasil, dados dos últimos anos registram R$ 38 bilhões de faturamento anual. 

Outro indicador importante desse viçoso mercado é a explosão de redes de franquias na área. Considerando que tratamentos ortodônticos supõem regularidade e frequência na sua execução, muitos Ortodontistas – em parceria com grupos empresariais – enxergaram o potencial econômico e sanitário nesse nicho odontológico. Existem mais de 20 redes com mais de 1.000 unidades espalhadas pelo país, gerando faturamento mensal na ordem de 50 milhões de reais.

Considerando que a percepção sobre a necessidade de cuidados com a saúde bucal entre a população brasileira vem aumentando nos últimos anos, esse mercado tende a manter o crescimento e solidificar sua posição de destaque por bastante tempo.

Diante desse quadro, o investimento numa Pós-Graduação em Ortodontia se mostra muito atraente para Odontólogos recém-formados – ou mesmo para aqueles que já se formaram há algum tempo e desejam reciclar a carreira! 

Para obter o título de especialista, o Odontólogo irá dedicar 1.512 horas em profundo conteúdo teórico e, claro, muita clínica para exercitar a prática. 

A Faculdade Ibeco está com inscrições abertas para próxima turma de Pós-Graduação em Ortodontia. As aulas começam em julho deste ano e terminam em junho de 2024, com aulas presenciais distribuídas em três dias da semana (segundas, terças e quartas), duas vezes ao mês.

Reserve sua agenda e faça já sua matrícula!