Tratamento de feridas com laserterapia: uma prática da Enfermagem Dermatológica

A Enfermagem Dermatológica é uma especialidade da Enfermagem reconhecida há alguns anos pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). O especialista na área atua em clínicas, hospitais, centros de saúde, SPAs, homecare, podendo até abrir sua própria clínica, sendo que está habilitado a realizar procedimentos reparadores, como em caso de pacientes queimados, com úlceras ou lesões.

O cuidado com a pele dos pacientes sempre esteve dentro do escopo de trabalho do enfermeiro, desde o início da profissão. A especialização do profissional irá aprofundar o conhecimento sobre novas técnicas e procedimento visando a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Uma técnica muito utilizada pelos enfermeiros dermatológicos é a laserterapia para o tratamento de feridas. Essa prática é uma das autorizadas pelo Cofen para os profissionais que comprovem a realização do curso de especialização em Enfermagem Dermatológica.

O laser de baixa intensidade tem sido usado para o tratamento de vários tipos de lesão: as advindas de traumas; em caso de feridas nos pés de pacientes diabéticos; em caso de pós-operatórios cirúrgicos; em úlceras vasculares; em úlceras por pressão (escaras); e em queimaduras.

A técnica apresenta bons resultados no processo de cicatrização, além de ser eficiente na ação anti-inflamatória e analgésica.

Para alcançar os resultados desejados, o enfermeiro dermatológico deverá planejar o tratamento de acordo com a evolução da lesão, ajustando os parâmetros do equipamento conforme o estágio da ferida e a melhora do quadro.

Este tipo de tratamento implica aumento na qualidade de vida dos pacientes, uma vez que muitos desses casos são crônicos, trazendo grandes perdas para o indivíduo. Além disso, a aplicação do tratamento é indolor e atérmica, evitando assim maior desconforto para o paciente.

Entretanto, é fundamental para atuar com esta técnica que o profissional seja especialista em Enfermagem Dermatológica, pois, além da aplicação da laserterapia em si, o enfermeiro dermatológico tem um conhecimento mais profundo sobre as propriedades da pele, seus mecanismos de regeneração, sobre o tratamento da pele, de lesões agudas e crônicas, além de dominar outras técnicas que podem ser utilizadas complementarmente.

Você, em seu trabalho de enfermagem, já sentiu falta de usar outras técnicas para auxiliar no tratamento das lesões de seus pacientes? Gostaria de ter acesso a outros recursos? Tornar-se especialista em Enfermagem Dermatológica pode ser uma opção interessante!

No site da Ibeco, você pode conhecer um pouco mais sobre os conteúdos que a pós-graduação em Enfermagem Dermatológica pode lhe oferecer.