O cliente na Biomedicina Estética

Graduados em Biomedicina têm a sua disposição a oportunidade de realizar Pós-graduação em Biomedicina Estética. Essa especialidade é uma das possíveis para esses profissionais e tem atraído muitos deles.

São vários os fatores que têm levado biomédicos a procurar a Biomedicina Estética: a posição de destaque do Brasil no mercado de dermocosméticos e estética em geral, salários mais atraentes, atualização tecnológica constante, dentre outros. 

As possibilidades de atuação também são amplas, podendo o especialista trabalhar em clínicas, próprias ou de terceiros, em consultórios e mesmo em domicílio, em alguns casos.

O biomédico esteta pode realizar avaliação e consulta estética, diversos tipos de eletroterapia e laserterapia, e procedimentos minimamente invasivos, como aplicação de toxina botulínica, intradermoterapia/mesoterapia, carboxiterapia, fios de sustentação, microagulhamento, microvasos e outros; prescrição e receita de substâncias e medicamentos de fins estéticos; exames laboratoriais; além de poder assumir a responsabilidade técnica de estabelecimentos voltados para atividades de fins estéticos.

Todas essas atividades são voltadas, claro, para o cliente. Assim, além da formação específica, o biomédico esteta deve estar bem preparado para cuidar da manutenção dos seus clientes, pois oferecer um tratamento de qualidade é fundamental, mas não restringe todos os cuidados que o especialista precisa ter em mente para fidelizar o cliente.

É importante que o profissional tenha uma postura empática, ou seja, estar sempre atento para ouvir o cliente além do motivo da consulta, buscando entender melhor aquela pessoa que está sendo atendida. Além dessa escuta mais atenta, é fundamental também a proatividade para investigar o que o cliente enxerga como um diferencial da sua clínica ou consultório, e mesmo do seu atendimento. Por outro lado, descobrir as fraquezas que o cliente percebe também é importante. 

Com essa postura, o cliente deverá se sentir ao mesmo tempo satisfeito com o resultado do atendimento e com o próprio atendimento em si, elevando a probabilidade de voltar à clínica ou ao consultório e também de indicar o profissional para outras pessoas.

Para complementar o atendimento e aumentar as chances de o cliente ficar satisfeito, é interessante criar protocolos customizados para cada um. Assim, o cliente irá se sentir mais reconhecido e avaliar que suas necessidades estão sendo atendidas. Mas para elaborar a estratégia para cada cliente, é preciso ouvi-lo com atenção, como mencionamos anteriormente.

Como toda profissão, é essencial se manter atualizado. Na área da estética, talvez essa premissa seja ainda mais importante, dada a velocidade com que novos processos, tratamentos, produtos e aparelhos são criados. Assim, para atrair e manter sua clientela, procure sempre atualizar seus conhecimentos fazendo novos cursos, frequentando congressos, e leve essas novidades para seus clientes.

Você pensou em alguma outra maneira de fidelizar clientes? Ficou interessado pela Pós-graduação em Biomedicina Estética? Então aproveite e conheça mais sobre esta especialização e nos acompanhe aqui no blog.